Candidato a cargo público e partido político indenizarão operário ferido em montagem de comício

        A 5ª Câmara Extraordinária de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença da Comarca de Osasco que condenou candidato e partido político a indenizarem um operário que sofreu descarga elétrica durante a montagem do palco de um comício. A indenização por danos morais foi arbitrada em R$ 200 mil reais.

        O fato ocorreu na campanha para as eleições municipais de 2004. Durante a instalação do palco, a vítima – contratada para executar serviços gerais, assim como a função de eletricista, embora não tivesse qualificação necessária para a tarefa – sofreu choque de alta voltagem, que provocou a perda da orelha esquerda e queimaduras graves no pescoço, pernas e região pélvica.

        O relator Enio Santarelli Zuliani entendeu que o candidato e o diretório do partido político foram responsáveis pela contratação e pela maneira com que os serviços foram executados. “É preciso analisar a situação física do acidentado e verificar as sequelas irreversíveis. Evidente que toda e qualquer lesão física que provoca deformidade merece a indenização por dano moral e que inclui, no caso, o estético (art. 949 do Código Civil)”, anotou.

        Os desembargadores Natan Zelinschi de Arruda e Paulo Alcides Amaral Salles participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator.

 

        Apelação nº 0022670-11.2005.8.26.0405

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / internet (foto ilustrativa)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP