‘Epopeia de 32 – Uma visão bomfiniana’ celebra história, arte, cultura e vida

        Música, arte, história e muita emoção. Esses elementos marcaram o evento “Epopeia de 32 – Uma visão bomfiniana”, realizado hoje (30) pelo Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, sede do TJSP. Grandes nomes do Direito, autoridades civis e militares, artistas, acadêmicos e escritores se reuniram para celebrar o 82º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, ato inspirado na trajetória e obra do poeta Paulo Bomfim, chefe de gabinete do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, que completou 88 anos na data de hoje.

        O presidente do TJM, juiz Paulo Adib Casseb, destacou a importância de não esquecer a história. “O momento merece ser festejado. A revolução de 32 deixou inúmeros exemplos de idealismo, algo que falta para a sociedade contemporânea.” Também falou sobre o trabalho de Paulo Bomfim e finalizou o discurso ao ler trecho de uma de suas poesias. “Procuro renascer todos os dias. Não concordo em morrer vivo. Sou um rebelde de paletó e gravata.”

        O desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, presidente do TRE-SP, e seu pai, Armando Coltro, também prestigiaram a cerimônia. Armando Coltro e Paulo Bomfim são amigos desde os tempos da juventude. “Paulo, você que representou a Revolução de 32 por meio da poesia, merece esta homenagem que os três tribunais fazem nesta data”, afirmou o presidente do Tribunal Eleitoral.

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, em discurso emocionado, falou sobre a convivência com Paulo Bomfim, que é conhecido como “O príncipe dos poetas”. Destacou sua generosidade, doçura e crença na espécie humana. “Dentre os inúmeros benefícios que a Providência me aquinhoou, escolho como preciosidade única, o convívio com este meu irmão caçula! Caçula, sim, pois ele continua vivaz, inquieto, travesso, criativo e sedutor. Aprendo com ele todos os minutos. É um repertório vivo da História de São Paulo e da Justiça, lenitivo permanente neste ‘planalto dos desencontros, porta dos aflitos, rosa dos eventos’ em que nos encontramos todos”, disse o presidente, citando trecho do livro do homenageado, “Aquele Menino”.

        A tarde de comemorações contou com música e declamações de poesias de Bomfim sobre a Revolução e sua amada São Paulo. Entre os artistas e amigos do poeta que proporcionaram momentos emocionantes para o público estavam a desembargadora e presidente do Capítulo Brasileiro da International Association of Women Judges, Maria Cristina Zucchi, José Jantália, Pedro Paulo Penna Trindade, cel. Luiz Eduardo Pesce Arruda, Kleiber de Souza, Italo Peron, Evanir Castilho, Eliana Martins, Aldo Scaglione e Trio, Ciça e Di Bonetti.

        O amigo e confrade da Academia Paulista de Letra Juca de Oliveira recitou o Soneto nº 2 de Paulo, que começa com os versos “Venho de longe, trago o pensamento / Banhado em velhos sais e maresias; / Arrasto velas rotas pelo vento / E mastros carregados de agonias”. O jornalista Salomão Ésper declamou “Os Jovens de 32” e o ator Lima Duarte, também amigo de juventude, ficou com a missão de interpretar “Insólita Metrópole”, uma declaração de amor à cidade. “Planalto dos desencontros, porto dos aflitos, rosa de eventos onde até o futuro tem pressa de chegar. Mal-amada cidade de São Paulo, EU TE AMO!”, exclamou Lima ao pronunciar os últimos versos do poema.

        Paulo Bomfim recebeu do cel. Mario Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o colar Cruz de Honra ao Mérito Constitucionalista. Também foi agraciado com obras das artistas Camila Giudice e Regina Maria Bernardini de Carvalho, assim como recebeu uma recordação do desembargador Mathias Coltro. O poeta recebeu as obras ao lado do bisneto Vitor. O colecionador Claudio Senise cedeu acervo raro e inédito da Revolução de 1932 para o evento.

        Também compareceram ao evento, que lotou o Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, que representou o governador; o deputado federal Gabriel Chalita; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Deborah Ciocci; o ministro Sidnei Beneti; o ministro Celso Lafer; o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Newton de Lucca; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Jeferson Moreira de Carvalho; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e secretário-geral executivo da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa, desembargador Marco Antonio Marques da Silva; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; o presidente do Grupo de Apoio à Justiça, desembargador Silvio Marques Neto; representando também a Academia Joseense de Letras; o chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, juiz Afonso de Barros Faro Júnior e o coordenador do evento juiz Ricardo Felício Scaff; a representante do Colégio Notarial do Estado de São Paulo, Ana Paula Frontini; o chefe da Procuradoria no Tribunal de Contas, procurador do Estado Luiz Menezes Neto, representando o procurador-geral do Estado; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ivete Senise Ferreira, representando o presidente; o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça; o presidente da Academia Campinense de Letras, Agostinho Toffoli Tavolaro; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral; o chefe do gabinete da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o presidente do Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, Manoel Joaquim Ribeiro do Valle Neto; Raul Cutait; o maestro Eduardo Escalante; a cantora lírica Marila Zírquel; as pianistas Juliana D'Agostini, Eny da Rocha e Eudóxia de Barros; desembargadores, juízes, promotores, advogados, servidores, artistas, escritores, acadêmicos, integrantes das polícias Civil e Militar, familiares e amigos do poeta. 
        Assista ao vídeo da solenidade.
       
        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP