Cláudia Matarazzo fala sobre etiqueta profissional a magistrados e servidores

        A jornalista, escritora e apresentadora Cláudia Matarazzo foi a convidada desta terça-feira (21) para falar sobre Etiqueta – Poderosa Ferramenta Profissional no Tribunal de Justiça de São Paulo. O evento, realizado em parceria com a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), reuniu 272 funcionários e magistrados no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido a outros 1.455 participantes em 174 comarcas do Estado via sistema de ensino a distância (EAD).

        A abertura da palestra foi realizada pelo presidente do TJSP, José Renato Nalini. “É uma alegria participar desse encontro com essa verdadeira entidade da elegância que é Cláudia Matarazzo. Ela é generosa, veio partilhar conosco uma experiência magnífica e única. Para nós, que trabalhamos com o público, é importante saber que a nossa conduta e o nosso comportamento é um diferencial na realização da Justiça. Bem-vinda!”, disse.

        Cláudia Matarazzo explicou que nas décadas de 60 e 70 o mundo passou por uma revolução de costumes e por causa disso falar em comportamento era algo inapropriado. “O conceito de etiqueta foi deletado inteiramente. A geração seguinte, ao entrar no mercado de trabalho, não entendia bem essas regras. Isso fez com que na década de 90 os livros de etiquetas começassem a vender loucamente. Devagar, as pessoas começaram a perceber a importância de se expressar visualmente de acordo com o contexto em que vivem”, comentou.

        Ela também destacou que hoje em dia a etiqueta é um diferencial no ambiente profissional. “No dia a dia das relações de trabalho, você precisa ter esse traquejo social, é um mundo muito competitivo. A maioria das pessoas é fluente em inglês e tem bons conhecimentos de informática. O que as diferencia é exatamente essa ferramenta.”

        Ainda de acordo com a palestrante, é preciso usar o tempo de forma inteligente. “Passar rápido as coisas ruins e programar o tempo para curtir mais devagar as coisas boas. Esse tempo é um novo conceito de luxo.” A convidada finalizou explicando as diferenças entre os trajes de festa, como esporte, passeio, passeio completo, black-tie e gala. “Independentemente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os trajes que indicam o convite, para evitar constrangimentos”, concluiu.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP