‘Sucesso sem Estresse’ é tema do simpósio Qualidade de Vida

        A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) promoveu nesta quinta-feira (23), com apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e da Secretaria da Área da Saúde (SAS), a 5ª etapa do simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público.

        O médico Artur Zular, especialista em medicina psicossomática, clínica médica e cardiologia, consultor cientifico do Instituto Qualidade de Vida e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do Stress, falou para uma plateia de 162 servidores, além de magistrados, no Fórum João Mendes Júnior. O encontro – aberto pela juíza assessora da CGJ Márcia Helena Bosch –, foi transmitido a outros 1.043 participantes de 156 comarcas do Estado por sistema de ensino a distância (EAD).

        A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença, explicou o palestrante ao citar a definição da Organização Mundial da Saúde. A manutenção da saúde passa, necessariamente, pela prevenção. “Quem não se cuida agora terá no futuro um elevado número de doenças. Para ter qualidade de vida, é preciso estar bem consigo mesmo e também saber administrar as várias esferas do viver”, declarou.

        Artur Zular explicou que o estresse é um conjunto de reações do organismo que tenta se adaptar às novas exigências do meio em que se situa. “Quem sofre de estresse crônico vive em estado de alerta. Ter ansiedade é sofrer por antecedência, por algo que ainda não aconteceu”, disse. “É preciso viver o momento, o aqui e agora. Não devemos viver no passado, nem no futuro, mas, sim, viver o presente.”

        O consultor ainda citou o filósofo Epicuro, segundo o qual A quem não basta pouco, nada basta. Para o médico, a busca da felicidade está no prazer contido, nos pequenos prazeres da vida. “Temos que ter o comando da vida. É preciso ter tempo para o lazer, para a cultura e para a espiritualidade. Construa o seu futuro, curtindo o seu presente.”

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP