Agenda 150 anos – Homenagem ao desembargador Gentil do Carmo Pinto

        Em mais um evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, a Corte paulista homenageou hoje (26), o desembargador Gentil do Carmo Pinto. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, centro da Capital.
        
“O Tribunal de Justiça não chegou onde está por acaso. Muitas pessoas contribuíram para isso e é por esse motivo que prestamos essas homenagens, resgatando a memória de nomes importantes para o Judiciário paulista”, explicou o presidente José Renato Nalini, ao dar início ao evento.
        
O desembargador Caetano Lagrasta Neto discursou em nome do TJSP e falou sobre a história do homenageado, que ocupou a Presidência do Tribunal no biênio 1976-1977. “Gentil ficou conhecido e admirado pela sólida educação, enérgico e firme em suas convicções e decisões. Era homem de simplicidade incomum, incapaz de indelicadezas, afável e de fácil diálogo, trata a todos, indistintamente, com atenção e respeito.”
        
O orador contou ainda curiosidades da vida de Gentil do Carmo Pinto e falou da homenagem prestada a ele pelo TJSP. “Como bom mineiro, adorava culinária e durante anos teve casa na cidade de Monte Verde, que frequentava sempre que possível em finais de semana, na companhia de sua esposa. Foi e continua sendo exemplo de juiz, ao aliar sua visão humanística ao desempenho profissional, ao lado da honradez e dignidade no exercício do cargo, permanece como referência segura para parentes e amigos. O Foro Regional IX – Vila Prudente ostenta orgulhoso, desde julho deste ano, seu nome.”
        
Em seguida, o desembargador Carlos Alberto Lorenzetti Bueno, sobrinho do homenageado, agradeceu a deferência e resumiu em uma frase o caráter de seu tio: “Foi um grande homem, sem dúvida nenhuma”.
        
Ao encerrar a cerimônia, o presidente José Renato Nalini contou que Gentil o fez demover da ideia de desistir da carreira na magistratura e agradeceu os presentes. “Era promotor de Justiça e passei no concurso para juiz. Quando assisti a palestra inicial sobre o cargo, vi que a missão era difícil e pedi para tornar minha posse sem efeito, mas ele, com carinho, conversou bastante comigo e me fez repensar. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje. Ele faz parte da minha vida. Muito obrigado pela presença de todos.”

        O personagem

        Gentil do Carmo Pinto era mineiro de Conquista, nascido em 1914. Formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1940. Ingressou na magistratura em 1945, como juiz substituto em Piracicaba. Foi promovido a desembargador em 1967, ocupou a vice-Presidência entre os anos de 1973 e 1975 e se aposentou em 1984.  
       
       Veja mais fotos no Flickr.  

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP