Celebrar São Paulo

        Celebrar São Paulo é celebrar a coragem. Desde os primeiros que venceram o desafio de escalar a Serra do Mar, a grande muralha verde que separava a orla do Planalto, até os sobreviventes do século XXI.

        Viver em São Paulo exige destemor e audácia. Destemor para enfrentar um trânsito caótico, de uma cidade que se viu mutilada para servir ao ideal automobilístico e deixou desaparecer seus cursos d'água, suas várzeas, sua flora e sua fauna. Audácia para permanecer nesta insensata concentração de milhões de pessoas, tantas delas ainda sem inclusão no mercado e no banquete capitalista.

        Celebrar São Paulo é ter orgulho de sua gente. Dos nativos aos adventícios. De José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, a Bartolomeu Bueno, que não quis ser rei, Fernão Dias Paes, até chegar a Ayrton Senna e aos anônimos motociclistas mortos no trânsito e transformados em cifras nefastas da contabilidade da morte.

        Celebrar São Paulo é ter saudades da garoa, das Praças limpas, onde não havia o atestado presente da miséria humana, da polidez e elegância discreta de seu povo, de civilidade e boa educação de berço. Tudo tão em falta no varejo da mediocridade.

        São Paulo, onde tudo é imenso, a superar todas as previsões e que um dia recebeu a ordem - São Paulo tem de parar - no polo oposto da arrogância do São Paulo não pode parar.

        São Paulo não obedece às ordens, nem ao planejamento, pois o seu povo continua bandeirante. Apenas com a multiplicidade de bandeiras, cada qual com seu dístico, sem convergência e sem rumo.

        A Justiça continua a funcionar em São Paulo, a despeito da insuficiência crônica de orçamento, atenta às insuperáveis dificuldades postas ao Poder Público numa era de incertezas. A despeito da falta d'água, da carência de energia elétrica, da imprevisibilidade das manifestações e da generalizada insatisfação que é o sintoma de uma era de abundância de preocupações.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, na antevisão dos dias difíceis que viriam, estimulou o home office, os julgamentos virtuais, o resgate da autoestima de todos os que fazem o Judiciário caminhar, ainda que a enfrentar intempéries.

        Para amenizar o sofrimento de quem vivencia momentos preocupantes desta metrópole, armou-se da poesia de Paulo Bomfim, o mais emblemático dentre os poetas paulistas e paulistanos, a nos recordar - de forma contínua - que esta insólita metrópole precisa de um remédio urgente: o amor de quem nela vive e de quem não tem o privilégio e o surpreendente milagre de nela conseguir sobreviver.

        Feliz aniversário, cidade de São Paulo!

 

Desembargador José Renato Nalini

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

 

        N.R.: Confira no álbum imagens emblemáticas da cidade de São Paulo.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP