Renê Ricupero se despede da Magistratura paulista

        Integrantes do 7º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram hoje (26) de uma sessão emocionante, com muitos relatos e declarações calorosas sobre o convívio com o desembargador Renê Ricupero, que se aposenta nos próximos dias. Também prestigiaram o colega o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini; o vice-presidente da Corte, desembargador Eros Piceli; e o presidente da Seção Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

        O presidente do Grupo, desembargador Luiz Augusto de Siqueira, e seus companheiros da 13ª e da 14ª Câmaras Criminais falaram sobre o trabalho e a vida de Renê Ricupero. "Ele não nasceu para ser promotor ou magistrado. Ele nasceu para ser justo", disse o desembargador Hermann Herschander, que acompanha a trajetória do homenageado desde o Ministério Público. Todos os magistrados quiseram registrar suas mensagens carinhosas e a admiração por seus ensinamentos.

        O presidente Renato Nalini disse que o TJSP perde o convívio diário com Ricupero, mas destacou os benefícios da aposentadoria. "Há muito mais tempo para dedicar ao que foi negligenciado por conta da atenção aos processos." Nalini falou também da iniciativa do Conselho Superior da Magistratura de participar da última sessão de cada desembargador que se aposenta. "Há conscientização de que somos efêmeros, mas existe uma história do TJSP que não pode ser esquecida."

        Pinheiro Franco ressaltou as virtudes do magistrado, especialmente seu comprometimento com o trabalho e o empenho em levar o nome da Corte ao respeito do País.  O procurador Mario Papaterra Limongi também fez uso da palavra e exaltou Ricupero.

        Em seu discurso, o homenageado mencionou, bem humorado, as características de cada colega do Grupo. Afirmou haver um sentimento de perda, pois foram 45 anos dedicados ao Judiciário, e agradeceu aos funcionários do TJSP, especialmente os que passaram por seu gabinete, pela cordialidade e dedicação. "São as peças fundamentais para que possamos trabalhar."

        Renê Ricupero – Nasceu na Capital em março de 1945 e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1968. Em 1970, iniciou sua carreira como promotor na Comarca de Osasco. Passou por Patrocínio Paulista, Itararé, Campos do Jordão, Santo André e São Paulo. Em 1994, ingressou na Magistratura paulista exercendo suas atividades no extinto Tribunal de Alçada Criminal, nomeado pelo critério do Quinto Constitucional. Em 2005, assumiu o cargo de desembargador do TJSP.


        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP