Presidente do TJSP é o mais novo cidadão de Mococa e Sertãozinho

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu, na última sexta-feira (3), o título de "Cidadão Mocoquense". No dia seguinte, foi a vez de Sertãozinho entregar a honraria a Nalini. As cerimônias foram realizadas nas Câmaras Municipais das respectivas cidades.  

         Em Mococa, o presidente foi recebido pela Corporação Musical Filarmônica Mocoquense. Na solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Braz Mariano – que revelou que a honraria foi de autoria de todos os vereadores da Casa –, foi exibido um vídeo que narrava a história da cidade e outro, sobre a trajetória de Nalini.

        Em suas palavras, a prefeita Maria Edna Gomes Maziero garantiu que Renato Nalini criará raízes na cidade “como a árvore que ele plantou no fórum”. Também fez o uso da palavra o juiz da Comarca de São José do Rio Preto, Paulo Marcos Vieira, que trabalhou por muitos anos em Mococa.

        O padre da Paróquia Santa Luzia, Celso Abreu de Jesus, citou passagens bíblicas e desejou um futuro de paz ao presidente Nalini. “Que todas as sementes boas que o senhor plantar gerem o fruto da paz. Não basta viver, o que vale é dar a vida. Quem não vive para servir, não serve para viver."

         Luiz Braz Mariano ressaltou os motivos que os levaram a conceder o título de Cidadão Mocoquense a Renato Nalini, elogiando seu engajamento na informatização dos processos, promovendo, além da celeridade, melhoria na qualidade de vida dos servidores, que não precisam mais mexer em papéis envelhecidos.

        Nalini afirmou ser um imenso privilégio receber o galardão, porque aprendeu a admirar a comunidade desde que dela tomou conhecimento por relato amoroso de Esther de Figueiredo Ferraz. "Posso me orgulhar e proclamar: sou mocoquense por lei e pelo coração e levar comigo a divisa de minha cidade: Terra Mea Paulista Generosa – Terra Minha, Paulista e Generosa".

        Da cerimônia, participaram os vereadores Agimar Alves, Aloysio Taliberti Filho, Brasilino Antônio de Moraes, Elias de Sisto, Elisângela Mazini Maziero Breganoli, Francisco Carlos Cândido, Francisco Sales Gabriel Fernandes, Guilherme de Souza Gomes, Maria de Fátima da Silva, Odair Antônio da Silva e Sérgio Roberto de Souza; magistrados, promotores de Justiça, representantes das Polícias Militar e Civil; autoridades e servidores municipais.

        Em Sertãozinho, vereadores, magistrados da cidade e da região, advogados e representantes dos cartórios extrajudiciais acompanharam a sessão singela de entrega do título de "Cidadão Sertanezino" – projeto de autoria do vereador Leonardo Lima Dias Meire –, ao presidente Renato Nalini.

        A juíza diretora do fórum, Daniela Regina de Souza Duarte, exaltou a qualidade do homenageado como gestor, acolhedor e norteador para as boas práticas, afirmando que "pensa além do seu tempo" e relatou a maneira receptiva que Nalini a recebeu no primeiro contato, ainda quando exercia a Magistratura no extinto Tribunal de Alçada Criminal. 

        O desembargador José Maria Simões de Vergueiro e o vereador Leonardo Dias Meire também fizeram uso da palavra, enaltecendo as qualidades de Nalini.

        O presidente da Câmara, vereador Silvio Blancacco, declarou que tem muito respeito e admiração pelo Poder Judiciário. "O Judiciário sempre prestou excelente trabalho em nossa cidade e a entrega do título é nossa obrigação em reconhecimento. O senhor já era cidadão sertanezino de fato e, a partir de hoje, passa a ser de direito."

        Renato Nalini saudou os conterrâneos. "Não fui privilegiado pela circunstância de nascer aqui. Mas sou recompensado com a outorga da cidadania que me desvanece, a generosa concessão de um título nesta Casa de Leis, que simboliza a vontade de todo o povo de Sertãozinho."

        Estiveram presentes ainda os vereadores Ademir José Soldera, Fabiano Andrey Bertagnole Trigo, Maria Célia Ramos, Paulo Kroll e o procurador-geral do município, Heraldo Dalmazo, representando o prefeito. 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP