Jornadas Musicais apresenta Mahler no Gade MMDC

        O projeto Jornadas Musicais, do Tribunal de Justiça de São Paulo, levou hoje (28) ao Gade MMDC a genialidade do compositor austríaco Gustav Mahler. A obra escolhida pelo curador do evento, desembargador Sidney Romano dos Reis, foi a Sinfonia nº 1 em Ré maior, tocada pela Orquestra Filarmônica de Los Angeles. O evento faz parte da iniciativa Arte e Cultura no TJ.

        O vídeo apresentado mostra o primeiro concerto do maestro venezuelano Gustavo Dudamel, com sua regência sem uso de partitura, apenas de memória. Mahler é considerado um dos maiores compositores de todos os tempos. “Enquanto compositor sempre foi um filósofo”, disse Sidney Romano na introdução. “O destino do ser e a existência de um Criador são questões presentes na obra”, continuou.

        Gustav Mahler nasceu em 1860 na região da Boêmia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro. “Considerava-se três vezes apátrida”, afirmou o desembargador. Um nativo da Boêmia entre os austríacos, um austríaco entre os alemães e um judeu excluído pelo mundo. Tal personalidade reflete-se nos quatro movimentos da Sinfonia nº 1.

        A escrevente Flora Soares foi uma das pessoas que acompanharam o evento. “É maravilhosa essa iniciativa de trazer música para o nosso ambiente”, afirmou a servidora.

 

        Projeto - Na próxima terça-feira (4) será a vez do público do Palácio da Justiça ter a oportunidade de ouvir a Sinfonia nº 1 de Mahler. O Jornadas Musicais acontece na última terça-feira de cada mês no teatro do Gade MMDC (Avenida Ipiranga, 165, República) e na primeira terça-feira de cada mês no Salão do Júri do Palácio da Justiça (Rua Onze de Agosto, s/n, Centro).


        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP