Campanha no TJSP marca Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

        O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, participaram hoje (28) do evento comemorativo ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, no salão do júri do Palácio da Justiça. O objetivo do evento – promovido pela Secretaria da Área da Saúde do Tribunal (SAS), em parceria com a organização não governamental C Tem Que Saber C Tem que Curar, que apoia portadores de Hepatite C – é alertar sobre os riscos da doença e como identificá-la precocemente. Foram realizados 333 testes em funcionários e magistrados; os resultados saíram na hora e, neste dia, não foi detectado nenhum caso positivo.
        
Na abertura da solenidade, o secretário da SAS, Tarcisio dos Santos, explicou que a doença agride o fígado, quase sempre, com sintomas silenciosos e que a detecção precoce é a única saída. “Graças à parceria realizada com a ONG, foi constatado que, em mil detecções, seis colaboradores do tribunal tiveram resultado positivo para o vírus. Nesses pacientes, o tratamento precoce aumenta a qualidade e a expectativa de vida, além de possibilitar a cura”, disse.
        
Francisco Martucci, fundador da ONG, foi portador doença e hoje está curado. “Uma doença silenciosa, epidemia mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 170 milhões de portadores no mundo e causa mais de 500 mil mortes ao ano.” Para mudar esse panorama, a ONG investe na conscientização das pessoas, especialmente nas maiores de 45 anos.
        
Presidente da Frente Estadual de Combate às Hepatites, Fernando Capez, parabenizou a parceria e destacou a importância da campanha que detecta os infectados e os encaminha para tratamento em uma ação ativa de promoção à saúde. “Estou muito feliz de estar na casa da Justiça prestigiando um evento como esse, desse porte e envergadura.”
        
O presidente José Renato Nalini afirmou que a ONG está dando um exemplo magnífico que deve ser propagado. “Fico muito feliz que, durante a nossa gestão, possamos fazer um encontro como esse. Muitas pessoas acham que a Justiça serve apenas para julgar processos. Faço questão de quebrar esses paradigmas. É muito importante que propaguemos essa necessidade de cuidar do corpo. O trabalho que Francisco Martucci desempenha deveria ser de todos os brasileiros”, elogiou.
        
Carlos Eduardo Sandoli Baía, hepatologista, explicou as principais particularidades das hepatites virais e enfatizou as que podem se tornar crônicas (B e C). “O perigo das formas crônicas é que a evolução é silenciosa e os sintomas são inespecíficos. A transmissão pode ser por sangue e secreções, transfusão, relações sexuais, drogas injetáveis, tatuagens, compartilhamento de objetos com sangue e também a partir de procedimentos dentários.” Segundo ele, “a detecção precoce é fundamental para tratar antes da cirrose e da necessidade de transplante de fígado. A melhor estratégia é solicitar a sorologia para todos que apresentam fatores de risco ou tenham nascido depois de 1945”.
        
A apresentação do grupo Choro Marginal, composto por Ivan Melillo (flautista), Jefferson Dias (cavaquinho) e músicos convidados (violão e pandeiro) encerrou o evento. Em menos de um ano de experiência, a banda já gravou dois CDs e atingiu duas mil cópias vendidas.
        
Também esteve presente à solenidade o deputado federal Mendes Thame; o prefeito de Cerquilho, Antonio Del Bem Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Buri, vereador Gilmar Rosa; os vereadores Gerusa Reis (Poá) e Júlio César (Catanduva), além de magistrados, servidores, profissionais da área de saúde, representantes da sociedade civil, de ONGs e de entidades ligadas ao assunto.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP