Solenidades em Jardinópolis e Barrinha reúnem representantes dos três poderes

        Na última terça-feira (1º), a Presidência do Tribunal de Justiça se fez presente na cidade de Jardinópolis, onde o presidente José Renato Nalini, prestigiou o “Dia do Patrono” do fórum de Jardinópolis, com homenagem a Octávio de Almeida Guimarães que se dedicou por muitos anos ao cartório extrajudicial do município. Na mesma cerimônia, foi concedido ao presidente o título de “Cidadão Jardinopolense”.

         Octávio de Almeida Guimarães nasceu em 1905 em Limeira, local em que iniciou carreira em 1917, junto a seu pai que era tabelião. Em 1953 assumiu o Cartório de Registro Civil com Anexos de Notas de Jardinópolis até 1965 quando assumiu o 1º Cartório de Notas com Anexos de Registro de Imóveis e Escrivania do Crime, Júri, Menores e Execuções Criminais. Ele participou ativamente da instalação da comarca e, nesse mesmo dia, foi nomeado interinamente para todos os outros cartórios da comarca. Faleceu em 1972.

        A juíza diretora do fórum, Mariana Tonoli Angeli, discorreu sobre o advento da comarca e destacou a importância do patrono escolhido pelo TJSP. "Contemplamos a profunda ligação do patrono com o desenvolvimento do Poder Judiciário em Jardinópolis, que tem se corroborado por meio da contínua atuação de seus familiares como advogados ou mesmo como oficial registrário em nossa região, perpetuando, assim, seu nome na memória jurídica de nossa comarca."

        Em nome da família do homenageado falou seu filho, José Roberto de Almeida Guimarães, que apontou as qualidades profissionais do pai e do homem afável, educado, conselheiro, conciliador, humano e humilde que era no seu cotidiano. "Era austero: pedia-se lhe a bênção. O seu carinho para com os filhos era velado, mas presente, forte! O tratamento era senhor com todo respeito, não se falava palavrão em casa nem entre os irmãos. Nossa casa era muito feliz: seis filhos mais os amigos.”

        Para a entrega da honraria de “Cidadão Jardinopolense”, fizeram uso da palavra os vereadores Cleber Tomaz de Camargos (presidente), José Eduardo Gomes Júnior, Lilia Aparecida Almeida Maturana e o prefeito José Antonio Jacomini. Todos, de forma unânime, agradeceram o avanço para a comarca com o Projeto 100% Digital e outras mudanças que melhoraram o Judiciário. Renato Nalini ressalvou que era a primeira vez que participava de um patronato em que o homenageado representa o setor extrajudicial e elencou contribuições que os Cartórios Extrajudiciais promovem em parceria com o TJSP. Também agradeceu o acolhimento e a honraria recebidos e revelou que o processo digital do Tribunal de São Paulo é um case já que não há, no mundo, Tribunal preparado para o processo irreversível da Justiça virtual.

        O evento foi abrilhantado pelos funcionários do fórum Tiago de Castro Pinto e Rodrigo Suarez Galvão Pinto, com músicas interpretadas ao som de saxofone e violão.

        Projeto 100% Digital – Jardinópolis possui duas varas cumulativas e seus servidores se preparam para aderir à modernização do Judiciário paulista. Os 22 servidores estão recebendo capacitação para a utilização do processo digital. Na próxima semana, começam a operar com o processo digital, gerenciado por meio do Sistema de Automação da Justiça para Tribunais (SAJ Tribunais). O avanço facilitará a vida da população, servidores e advogados e contribuirá com a celeridade na resolução dos casos. Além de, segundo a análise do gerente de operações São Paulo da Softplan, Rafael Stabile, “os impactos positivos do projeto 100% Digital, diretos e indiretos, são imensuráveis. O ambiental é, sem dúvida, um dos que mais chama a atenção, pois o processo digital dispensa por completo o uso do papel e todos os recursos necessários para a fabricação dele, em um tribunal que distribui aproximadamente cinco milhões de novas ações/ano”.

        À solenidade compareceram o vice-prefeito, Paulo Roberto de Almeida; a juíza da 2ª vara, Joice Sofiati Salgado; os vereadores José Eurípedes Ferreira, José Carlos Carvalho, Antônio Carlos Brigliadori e Raimundo Ferreira Santos; o juiz diretor do fórum de Ribeirão Preto e da 6ª Região Administrativa Judiciária, Sylvio Ribeiro de Souza Neto; a juíza diretora do fórum de Pontal, Aline de Oliveira Machado Bonesso Pereira de Carvalho; o juiz diretor do fórum de Morro Agudo, João Carlos Saud Abdala Filho; as promotoras de Justiça Ana Carla Froes Ribeiro Tosta e Tânia de Andrade; Roberta Sadagurschi Cavarzani, representando a OAB local; o oficial do Registro de Imóveis, Marcelo Marcolino; o tabelião de Notas e Protestos, Ygor Ramos Cunha Pinheiro; o assessor parlamentar, Homero de Carvalho Freitas, representando o deputado estadual Welson Gasparini; o chefe de Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; os parentes do homenageado, Carlos Henrique de Almeida Guimarães, José Roberto de Almeida Guimarães e Paulo José de Almeida Guimarães (filhos), Roberto de Almeida Guimarães, Fernanda de Almeida Guimarães, Eduardo de Almeida Guimarães e Maria Ligia de Almeida Guimarães (netos), Octavio de Almeida Guimarães Bisneto, Vinícius de Almeida Guimarães Fahl, Beatriz de Almeida Guimarães Fahl e Paulo José de Almeida Guimarães Neto (bisnetos), advogados, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.

        Barrinha – Em Barrinha, o presidente Renato Nalini recebeu o título de “Cidadania Barrinhense”, de autoria do vereador David Paula Dias, que presidiu a sessão solene, realizada no Anfiteatro Municipal Jean William da Silva, e que contou com a presença de inúmeros representantes da municipalidade.

        Durante a cerimônia falaram os vereadores Luciano Aparecido Takeda Gomes e Ronaldo da Silva Alves; a vice-prefeita, Maria Emília Marcari e Emerson Miguel Garcia que leu um texto escrito por Renato Nalini que atribuía todo mérito pela leitura à sua mãe. O prefeito Mituo Takahasi, em seu discurso, disse que a cidade necessita de um fórum.

        O presidente Nalini observou que a criatividade em época de crise é a solução e sugeriu que, talvez, nesse momento, poderia se pensar em um Posto Avançado e futuramente em um Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania (Cejusc) para receber as demandas da população.

 

        Mais fotos no Flickr: Jardinópolis. 

        Mais fotos no Flickr: Barrinha.

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP