Comarcas comemoram 'Dia do Patrono'

        As comarcas de Lins, Tremembé, Paulínia, Piracicaba e Piratininga realizaram eventos para comemorar o “Dia do Patrono” e homenagear quem contribuiu com o Poder Judiciário local e teve seu nome escolhido para nomear o prédio forense.

        O “Dia do Patrono”, inserido na “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, foi instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014. O objetivo é homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento.

 

        Lins – o fórum celebrou o Dia do Patrono, advogado Daniel Saraiva, em 27 de setembro. Cerimônia conduzida pelo juiz diretor do fórum, Antonio Fernando Bittencourt Leão, contou com a presença dos filhos do homenageado, Eneida, Raquel, Daniel Junior e Aluísio, acompanhados de seus filhos e netos. Foram expostos pertences de Daniel Saraiva, cedidos pela família, entre eles o diploma do curso de Direito, a carteira de identidade e outros documentos, incluindo fotos de instalação da placa patronal em 1968.

        Também fizeram uso da palavra o filho do homenageado, Daniel Saraiva Júnior, representando a família, e o desembargador Irineu Jorge Fava, que conheceu o homenageado e também representou o  coordenador da 35ª Circunscrição Judiciária, desembargador Gilberto Pinto dos Santos. Prestigiaram à cerimônia, magistrados e promotores; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Prefeitura; das polícias Civil e Militar; advogados; servidores e imprensa local.

        Daniel Saraiva nasceu em São Paulo e se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1938. No ano seguinte, foi para Lins e constitui família. Atuou com advogado, foi vereador, prefeito interino, presidente da OAB local por quatro biênios e diretor do Jornal Correio de Lins. Faleceu em 1967.

                                                                                                              

        Tremembé – a comarca homenageou seu patrono, desembargador Jurandyr Nilsson, no dia 2 de outubro, em evento coordenado pelo juiz  diretor do Fórum de Tremembé, Gustavo de Campos Machado. O magistrado exaltou a importância da data e apresentou a trajetória profissional do homenageado, destacando sua lealdade e personalidade marcante, mas sempre com cortesia e elegância.

        O evento contou com a presença dos filhos do homenageado, Jurandyr Nilsson Júnior e Márcio de Castro Nilsson, que agradeceram em nome da família. O prefeito Marcelo Vaqueli também proferiu palavras alusivas ao evento. A seguir, houve o descerramento da placa e do retrato referentes ao patrono.

        Participaram do evento representantes da Câmara Municipal; da 229ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Tremembé; do Ministério Público;  das polícias Civil e da  Militar; secretários municipais; advogados e  servidores do Judiciário e da Prefeitura.

 

        Paulínia – no dia 3 de outubro aconteceu a comemoração do Dia do Patrono, ministro Rodrigo Otávio, sob a presidência da juíza da 2ª Vara e diretora do Fórum, Marta Brandão Pistelli.  Na ocasião, foi descerrada placa alusiva ao patronato. Participaram do evento magistrados, representantes da Prefeitura, da OAB, funcionários, advogados e público em geral.

        Ministro Rodrigo Otávio exerceu a Advocacia e a Magistratura. Também foi contista, cronista, poeta e memorialista brasileiro. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1894. Foi nomeado secretário da Presidência da República no governo de Prudente de Morais e, nos anos seguintes, atuou como advogado, professor e representou por várias vezes o Brasil em conferências internacionais. Exerceu ainda outros cargos públicos. Aposentou-se em 1934 quando era ministro do Supremo Tribunal Federal. Faleceu no Rio de Janeiro aos 77 anos.

 

        Piracicaba – a comemoração do Dia do Patrono, Francisco Antonio de Almeida Morato, aconteceu no dia 17 de outubro no fórum local. Francisco Antonio de Almeida Morato foi político, advogado e professor emérito da Faculdade de Direito de São Paulo. Fundou, em 1916,o Instituto da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo, sendo seu primeiro presidente. Também lutou na Revolução de 32.

        Com a derrota de São Paulo para a força governamental, Morato exilou-se na Europa, onde viveu por dois anos. De volta ao Brasil, em 1947, ocupou o cargo de secretário do Interior e Justiça do Estado de São Paulo. Logo após sua morte, o bairro de Belém, sob jurisdição de Franco da Rocha, elevou-se a distrito de paz. Mais tarde passou a se chamar Francisco Morato em homenagem a esta personalidade paulista. Faleceu em maio de 1948.

 

        Piratininga o patrono, desembargador Arthur César da Silva Whitaker, recebeu homenagem no 21, em cerimônia conduzida pelo juiz diretor do fórum, Luiz Roberto Fink Júnior. Participaram da solenidade funcionários do TJSP e do Tribunal Regional Eleitoral de Piratininga, representantes e advogados da OAB-SP, delegado, presidente da Câmara e vereadores, funcionários do banco e peritos judiciais. A cerimônia contou com a presença de professores e coralistas do Projeto Guri, do Município de Piratininga, para abrilhantar a homenagem.

        Arthur César da Silva Whitaker formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1896. Foi advogado, promotor e ingressou na Magistratura em 1905, em Cajuru. Trabalhou também em Mogi-Mirim, Campinas, Santos e na Capital. Foi ministro do TJSP, vice-presidente do TJ e presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Aposentou-se em 1940.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / arquivo (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP