‘Agenda 150 anos’ homenageia desembargador Cícero de Toledo Piza

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (27), no Palácio da Justiça, homenagem ao desembargador Cícero de Toledo Piza, por meio do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, cuja finalidade é dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista.

        Cícero de Toledo Piza nasceu em Ribeirão Bonito (SP) no ano de 1919. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1945. Ingressou na Magistratura em 1947 e foi juiz em Ribeirão Preto, São Bento do Sapucaí, Pinhal e na Capital. Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada, em 1969, e tornou-se desembargador do TJSP, em 1979. Faleceu em maio de 1984.

        O desembargador Péricles de Toledo Piza Júnior, sobrinho do homenageado, foi orador em nome da Corte. No discurso, apresentou sua biografia e descreveu, também, como se portava no convívio familiar. “Toledo Piza era vocacionado para desempenhar a judicatura, na qual se exige o não se deixar contagiar pelo maligno, pautando-se sempre pela imparcialidade real e buscando Justiça sem se render a injustiça institucionalizada, com o propósito único de garantir os direitos de todos os integrantes da sociedade.”

        O filho do homenageado, Cícero de Toledo Piza Filho, falou em nome da família. Disse que, decorridos 30 anos do falecimento do pai, o vazio deixado por sua ausência ainda é sentido. “Filho de desembargador, ele escolheu e exerceu sua profissão como um sacerdócio. Tinha verdadeiro amor pela Magistratura, o que não o impedia de ser um pai e avô presente nos momentos importantes,” afirmou.

        O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli afirmou, ao encerrar o evento, que o espírito de prestação de serviço à sociedade, encarnado pelos juízes modernos, nasceu graças ao trabalho dos grandes magistrados que pertenceram à Corte paulista. “Não seríamos nada hoje, não fossem os gigantes que nos antecederam,” concluiu.

        Participaram da solenidade o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Privado, Décio Luiz José Rodrigues, representando o presidente; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representando o presidente; a irmã do homenageado, Gilda Toledo Piza; as filhas Maria Cristina de Toledo Piza e Maria do Céu de Toledo Piza Ferraz; a nora Patrícia e os genros Roberto e Aloisio; os netos Ricardo, Fernanda, Renato, Ana Luísa, Maria Clara, Maria Augusta e João Guilherme; as bisnetas Maria Eduarda e Carolina; demais autoridades presentes, desembargadores, juízes, familiares, amigos e servidores.
        Mais fotos no flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP