TJSP inaugura posto do Cejusc no Foro Regional de Itaquera

        O Foro Regional de Itaquera inaugurou ontem (3) seu posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). No local, a população terá acesso a formas de resolução de conflitos que são ágeis, pacíficas e gratuitas. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou da solenidade e falou da importância para a Corte da expansão da cultura da conciliação.
        
Para marcar a inauguração do posto, foi realizada a exposição “Arte e Conciliação no Cejusc – A conciliação em grafite”. São oito telas de artistas grafiteiros locais que retratam “os valores que pretendemos continuar disseminando na região”, afirmou o juiz diretor do fórum, Carlos Alexandre Böttcher. “A mediação e a conciliação são instrumentos muito eficazes e importantes. Por meio de acordos conseguimos estabelecer a paz entre os litigantes”, completou.

        “Que a nossa Justiça avance, que seja ágil, diferenciada, que seja uma Justiça cada vez mais acreditada e respeitada pela sociedade – esse é o nosso desafio”, assim começou seu discurso o presidente Paulo Dimas. Para ele, o Cejusc auxilia nesta meta ao aproximar as pessoas, com os conciliadores atuando como verdadeira “ponte entre os homens”. Segundo o desembargador, ao longo de sua carreira testemunhou que, mais do que serem julgadas, as pessoas querem ser ouvidas e expor suas dificuldades, e o Cejusc proporciona essa oportunidade. “Ao desabafar, elas vão refletindo, fazendo autocrítica, e aí podemos encaminhá-las para soluções em um clima muito positivo”.

        O setor inaugurado está ligado à sede do Cejusc na região, que funciona no prédio do Juizado Especial Cível de Itaquera-Guaianazes. As duas unidades são coordenadas pelo juiz Eduardo Francisco Marcondes. O Cejusc atende demandas relacionadas a Direito do Consumidor, cobrança, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

        Paulo Dimas aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do Foro, guiado pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher. Conheceu as melhorias realizadas na Vara da Infância e da Juventude, que teve o espaço reformulado para incrementar a prestação judiciária, passando a contar com brinquedoteca e com setor técnico e sala de espera renovados.

        Também prestigiaram a cerimônia o coordenador da 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho; o juiz diretor do FR de Penha de França, Paulo Roberto Fadigas Cesar; o diretor do Departamento Financeiro da Associação Paulista de Magistrados, juiz Ricardo Felicio Scaff, representando o presidente da Apamagis e a presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam); os juízes do FR de Itaquera Alessander Marcondes França Ramos, Alice Galhano Pereira da Silva, Celso Maziteli Neto, Daniella Carla Russo Greco de Lemos, Felicia Jacob Valente, Kalid Hussein Hassan, Luiz Renato Bariani Pérez, Maria Elisa Silva Gibin, Paulo Lúcio Nogueira Filho e Sueli Juarez Alonso; o defensor público coordenador regional leste, Luiz Felipe Vanzella Rufino, representando o defensor público-geral; os promotores do FR de Itaquera Carolina Augusto Juliotti, Maria Carolina da Rocha Medrado Soffredi e Joacil da Silva Cambuim;  a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Vera Silvia Ferreira Teixeira Ramos, representando o presidente; o vice-presidente da Subseção de Itaquera da OAB, Adelino Rodrigues de Jesus, representando o presidente;  chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o delegado de polícia titular do 64º Distrito Policial, Juarez Marques Andrade; o coordenador operacional da 39º BPM/M, major PM Ubirajara Storai, representando o comandante; o assessor parlamentar, Marco Antonio Salim Ide, representando o  deputado estadual Fernando Capez; o padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, conciliadores e servidores.


        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP