Presidente profere palestra sobre desafios e eficiência do serviço jurisdicional

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou hoje (23) do evento “Conversando com quem faz a diferença”, promovido pelo Global Council of Sales Marketing (GCSM), com apoio institucional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Faesp, da Hapvida e do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

        A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do GCSM, Agostinho Turbian e à advogada Raquel Elita Alves Preto coube o compromisso de apresentar o palestrante ao público. “Paulo Dimas é acima de tudo um homem notável, acessível, está sempre aberto para dialogar e discutir. O Tribunal de Justiça tem a alegria de tê-lo como presidente, com uma tarefa hercúlea de conduzir o maior Tribunal do planeta”, enfatizou. Também compuseram a mesa o desembargador Henrique Nelson Calandra e o comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Ricardo Gambaroni.

        Paulo Dimas apresentou a palestra “Os desafios da eficiência na prestação do serviço jurisdicional” e falou, inicialmente, da estrutura e do gigantismo do Judiciário paulista, que conta hoje com mais de 20 milhões de processos em andamento em 1ª Instância, 66 mil pontos de rede e 45 mil servidores em atividade. “A eficiência tem sido pautada pelo Planejamento Estratégico e temos a certeza de que é preciso modernizar para evoluirmos na prestação jurisdicional”, disse, ao destacar o Projeto 100% Digital.

        Lembrou também da valorização dos servidores, da qualificação e treinamento por meio do projeto Justiça Bandeirante, que já capacitou cerca de 6 mil funcionários, chamados de “multiplicadores de informações”.

        Citou inúmeros projetos, como a certificação com o Selo Judiciário Eficiente às unidades judiciais com redução da taxa de congestionamento na tramitação dos processos e a preocupação com o ambiente por meio do projeto TJ+Sustentável, que visa melhor gerenciamento no consumo de água, energia e materiais descartáveis.

        A comunicação com a sociedade também está em pauta: “Queremos o Judiciário mais próximo do cidadão e precisamos mostrar que a Justiça está comprometida com a população”, disse, ao citar como exemplo a Campanha Rompa o Silêncio – Você Não Está Sozinha! #Somos Todas Maria da Penha.

        Falou também sobre outras iniciativas, como os trabalhos em prol da Infância e da Juventude, Direito de Família, Empresa Amiga da Justiça e sobre a questão de segurança dos magistrados, servidores e dos edifícios que abrigam o Judiciário. Valorizou também a prática da conciliação e mediação, além dos rumos com o Novo Código de Processo Civil.

        Ao término da explanação, o presidente afirmou que “o compromisso do Poder Judiciário é aprimorar o serviço jurisdicional e buscar a solução justa. Precisamos superar esse momento de crise para sairmos engrandecidos e fortalecidos para cumprir nossa missão”.

        O desembargador Nelson Calandra também prestou homenagem ao palestrante. “A caminhada foi de grandes lutas para dar conta do trabalho e da vida associativa”, disse.

        O juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Fernando Figueiredo Bartoletti, também esteve presente, além de advogados, operadores de Direito e demais interessados.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP