Judiciário promove palestra no Dia Nacional de Combate ao Fumo

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Escola Judicial dos Servidores – EJUS e da Secretaria da Área da Saúde – SAS, promoveu na manhã desta segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, mais uma edição do Programa “Melhor sem Tabaco”. A palestra aconteceu na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior e recebeu 350 inscrições de servidores da Capital e do Interior – estes últimos puderam acompanhar pelo método EAD.
        
A abertura do encontro foi realizada pelo secretário da Área da Saúde, Tarcísio dos Santos. “O evento visa à valorização do servidor, matéria-prima mais importante do Tribunal de Justiça”, disse.
        
O pediatra e pneumologista João Paulo Becker Lotufo foi convidado a palestrar sobre o tema “Situação das Drogas Lícitas e Qualidade de Vida em toda faixa etária”. O palestrante é também professor doutor, especialista em Pneumologia Pediátrica, coordenador do projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP, e responsável pelo Projeto Antitabágico Dr. Bartô, doutores da Saúde, profilaxia de tabagismo, gravidez precoce e álcool em escolas de São Paulo.
        
De acordo com o médico, o consumo do cigarro apresentou queda considerável nos últimos tempos, porém, o uso de outras drogas, como álcool, maconha e crack tem aumentado, principalmente na faixa dos 17 anos. O palestrante também informou que o tabagismo passivo é considerado o terceiro maior causador de morte evitável, só perdendo para o tabagismo ativo e para o álcool.
        
O especialista também alertou sobre o uso do narguilé, espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado, composto por tabaco e substâncias nocivas, como a nicotina. Segundo ele, um fumante de narguilé pode chegar a engolir até 50 litros de fumaça – equivalente à mesma quantidade inalada em 100 cigarros.
        
Durante a palestra, outros tipos de drogas também foram discutidos, como a maconha, o crack e o álcool, além do uso terapêutico do cannabidiol.
        
O médico alertou que o diálogo familiar ainda é a melhor prevenção. “É preciso aumentar o conhecimento dos pais para que haja discussão do assunto na família. São cinco ações que diminuem a incidência dos jovens nesse meio: espiritualidade, família unida e com limites, atividades culturais e sociais e boas amizades”, concluiu.
        
Ao final, o Coral Sua Voz, do Hospital A.C. Camargo, composto, em sua maioria, por de laringectomizados – pacientes vítimas de câncer provocado pelo cigarro – apresentou quatro canções e transmitiu sua mensagem de combate ao tabagismo: superação, diversidade vocal e comunicação.
        
Melhor Sem Tabaco – o programa foi desenvolvido para prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar, estimulando a reflexão sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida.

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP