Comarca de São Caetano do Sul festeja elevação de entrância

        Os integrantes do Judiciário de São Caetano do Sul estiveram reunidos, na última sexta-feira (23), para comemorar a vigência da Lei Complementar 1.274/15, que alterou a classificação da comarca de Entrância Intermediária para Entrância Final. Os festejos contaram com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

        Com o Hino Nacional Brasileiro executado pelos músicos Thiago Cruz (violinista) e Maurício Abachioni (baixista), com a incorporação à Bandeira realizada pelos guardas de honra da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul, a cerimômia teve início com o pronunciamento do juiz diretor Dagoberto Jeronimo do Nascimento, titular da 5ª Vara Cível, destacando a luta e o inconformismo de São Caetano com a classificação anterior. “Foram inúmeras as tentativas de reversão desse estado de coisas e incontáveis as desilusões. Haja perseverança e paciência. Só para terem uma ideia, desde o primeiro instante em que a nossa comarca foi incluída num projeto de lei como Entrância Final até o último dia 17, quando finalmente entrou em vigor a Lei Complementar Estadual nº 1.274/15, que a promoveu a esse status, passaram-se seis longos anos. Mas o que agora importa, é que a vitória enfim chegou e que a Justiça foi restabelecida!”

        Também fizeram uso da palavra os deputados Itamar Borges (estadual) e Arnaldo Faria de Sá (federal). Ambos ressaltaram o apoio do Legislativo e do Executivo quanto às necessidades do Poder Judiciário, já que o primeiro elabora as leis e o segundo, sanciona. Arnaldo Faria de Sá lembrou a necessidade da criação de uma vara federal para a cidade.

        O presidente do TJSP, ao encerrar o evento, citou alguns dos grandes magistrados que passaram ou que ainda estão na comarca, como o juiz José Maria Câmara Júnior, que permaneceu 11 anos no Judiciário local e o decano da comarca Sérgio Noboru Sakagawa, titular da 3ª Vara Cível. “Quando se pensa em São Caetano já se pensa em Sérgio Sakagawa.“ Paulo Dimas falou também da excepcionalidade da família forense de São Caetano constituída por magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados e servidores. Lembrou que não são poucas as iniciativas que tendem a enfraquecer as instituições. “Não podemos deixar que o nosso serviço público seja sucateado porque ele é o esteio da nossa cidadania.” Ao falar sobre o recorde de aumento de produtividade alcançado nos últimos meses, o presidente foi interrompido por palmas. “Essa é uma homenagem aos juízes e servidores que estão empenhados para que o Judiciário seja acreditado e respeitado.”

        Arte e música se entremearam com a solenidade. O Judiciário de São Caetano homenageou o presidente Paulo Dimas, a artista plástica Tânia Turcatto e os músicos Thiago Cruz e Klebio Jakson que abrilhantam com música e arte os momentos festivos da comarca. Ao final da cerimônia, o público foi presenteado com a apresentação da Orquestra de Cordas da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, sob a regência do maestro Thiago Cruz.

        Também participaram do evento o prefeito de São Caetano, Paulo Nunes Pinheiro; o presidente da Câmara, Paulo Higino Bottura Ramos; o coordenador da 3ª Circunscrição Judiciária – Santo André desembargador José Benedito Franco de Godoi; os desembargadores Willian Roberto Campos e Renzo Leonardi (presidente do Grupo de Apoio ao Judiciário); o juiz substituto em 2º grau José Maria Câmara Júnior; o coordenador adjunto da Associação Paulista de Magistrados, juiz Sérgio Noboru Sakagawa, representando o presidente da Apamagis; o juiz assessor da Presidência, chefe do Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária Capital, Regis de Castilho Barbosa Filho; os juízes de São Caetano do Sul Ana Lúcia Fusaro (2ª Vara Cível), Ana Paula Ortega Marson (Vara do Juizado Especial), Daniela Anholeto Valbão Pinheiro Lima (6ª Cível), Eduardo Rezende Melo (1ª Vara Criminal e de Crimes contra Crianças e Adolescentes), Érika Ricci (1ª Cível), Pedro Corrêa Liao (2ª Vara Criminal e de Crimes contra a Vida) e Valéria Pinheiro Vieira (4ª Cível), o juiz aposentado Jayme Aparecido Tortorello; os promotores de Justiça de São Caetano do Sul Júlio Sérgio Abbud e Marisa Rocha Deshoulieres; a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Rosângela Maria Negrão, representando o presidente da OAB SP; o presidente da 40ª Subseção da OAB São Caetano do Sul, Adilson Paulo Dias; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o comandante da 3ª Cia do 6º BPM-M, capitão PM João Francisco Terron; os delegados de polícia de São Caetano do Sul Cristiano Domingos Alves e Daniel Borges; a comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Caetano do Sul, Vanessa Herrera Pacheco; magistrados, integrantes do Ministério Público, civis, militares, servidores e cidadãos sul-caetanenses. 

        Mais fotos no flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP