Para o benefício do cidadão, Administração biênio 2016/2017 começa a colher frutos com aumento de produtividade

Recorde de processos em andamento é, mais uma vez, destaque na imprensa

        Com o slogan “A Justiça mais próxima do cidadão”, a Administração do biênio 2016/2017 começa a ver a produtividade, tanto do primeiro como do segundo graus, aumentar dia a dia. Melhor dizendo, mês a mês já que em agosto o Tribunal de Justiça de São Paulo bateu o seu próprio recorde, obtido antes no mês de junho.

        Esse bom resultado advém dos esforços empreendidos pelo TJSP para oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficaz, e desta vez, o destaque foi no portal Veja.com (coluna Radar on-line). Produto de iniciativas que vão desde a implantação da gestão participativa ao caminhar de projetos como o Justiça Bandeirante e o Judiciário Eficiente, além do processo digital, ferramenta importante para essa escalada, no mês de agosto, a Corte Bandeirante bateu seu recorde de processos que tiveram andamento: foram 7.050.025, crescimento de 8% em relação a junho deste ano (antigo recorde) e 17% em relação a agosto do ano passado. A notícia também ressaltou que em agosto o TJSP recebeu 258.418 novas ações, crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.

        O novo recorde de produtividade obtido pelo TJSP em agosto também foi notícia na semana passada. O jornal Folha de S.Paulo (coluna Mônica Bergamo) mostrou que com os 376.271 processos baixados na fase de conhecimento o Tribunal superou a própria marca anterior em 24,6%, alcançada junho de 2016. A comparação se torna ainda mais expressiva em relação a agosto de 2015, com um crescimento de 51%.

Os dados confirmam o sucesso da primeira fase do Projeto Justiça Bandeirante, que por meio de capacitações e workshops, disseminou as melhores práticas do processo digital aos servidores do TJSP. E também ao próprio projeto 100% Digital, concluído em dezembro de 2015, que implantou o processo digital do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todo o estado – o SAJ visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços voltados a advogados, cidadãos e serventuários da Justiça.

        É possível estabelecer uma relação com a celeridade que o processo digital confere à Justiça paulista. Isso porque, em 2015, apenas 17% dos processos baixados eram digitais. Já em agosto deste ano, 43% dos baixados são digitais.

        Outro dado que revela o caráter sustentável do resultado diz respeito à quantidade de novos processos no mês. Em agosto o TJSP recepcionou 258.418 casos novos, um crescimento de 21% frente ao mesmo período do ano passado. Número que também chama a atenção é o de processos movimentados, ou seja, que tiveram algum tipo de andamento processual. Em agosto, 7.050.025 processos tiveram andamento, um crescimento de 8% em relação a junho deste ano (antigo recorde histórico), e 17% em relação a agosto do ano anterior.

        Judiciário Eficiente – O extraordinário resultado em agosto coincide com o lançamento do programa Judiciário Eficiente, que reconhece e premia as unidades judiciais de primeiro grau que atinjam níveis pré-estabelecidos de produtividade. A iniciativa é uma das ações que integram o novo modelo de gestão do TJSP e possui caráter permanente e direcionador, pois apontará os locais que necessitam de ações efetivas do Tribunal, proporcionando melhores condições de trabalho a todos.

       
        *Com informações da Softplan.

        
Comunicação Social TJSP – AM e GA (texto) / DG e MC (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP