Tribunal de Justiça realiza quinta edição do Programa Cuide do Seu Coração

        A Secretaria da Área da Saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (28), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a quinta edição do Programa Cuide do seu Coração, no auditório do Gade 9 de Julho – prédio que reúne gabinetes de desembargadores da Seção de Direito Privado. O renomado cardiologista Carlos Alberto Pastore foi convidado para falar a servidores e magistrados sobre “Panoramas da Doença do Coração: como Identificar, Tratar e Prevenir os Fatores de Risco.”
        
O secretário da SAS, Tarcísio dos Santos, fez a abertura da palestra. “A secretaria promoveu mais um evento em consonância com a política de gestão de pessoas da Presidência. Nos últimos anos o Tribunal de Justiça tem investido na valorização do servidor para melhorar a autoestima e a saúde de todos nós. Nossa vida é atribulada e estressante, repleta de metas para cumprir, mas cuidar da saúde é muito importante”, afirmou.
        
Especialista do Instituto do Coração (Incor), Carlos Alberto Pastore agradeceu a oportunidade de participar da iniciativa. “Quero trazer muito do que aprendemos no dia a dia. Questões práticas, de como viver mais e com qualidade”, disse. Ele explicou como funciona o cérebro do ponto de vista prático. “Tudo o que acontece na relação do pensar com o sentir mexe com o nosso corpo. Para que o comportamento emocional esteja bom – o chamado psiquismo – é preciso ter uma relação entre o pensar e o sentir muito boa. A força da mente sobre a nossa saúde é muito grande.”
        
Segundo ele, o estresse faz parte da vida. “É o que nos dá estímulo. Ele é positivo quando a reação orgânica tem um objetivo bem definido, mas quando aceleramos o corpo sem uma necessidade objetiva, ele se torna negativo. E essa dimensão traz improdutividade, isolamento, acidentes e problemas de saúde. A presença de um circuito amplo e consistente de amigos melhora a saúde mental e faz viver mais.” Ele também falou sobre alimentação, exercícios físicos e cuidados gerais com a saúde.
        
Além dos 81 participantes da Capital – que puderam agendar consultas cardiológicas no ambulatório – a palestra foi transmitida para outros 538 no interior do Estado, que acompanharam a transmissão pela internet.

        Comunicação Social TJSP - AG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP