FJMJ recebe palestra Outubro Rosa no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

        A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (21), em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comesp), Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) a palestra Outubro Rosa no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com o objetivo de disseminar a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. 
        
A abertura ficou a cargo do médico judiciário Valter da Cunha Sales, ginecologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia. 
        
Sales destacou a prática de atividades físicas regulares como essencial para prevenção do câncer de mama e manutenção do peso. O médico explicou sobre as prevenções primária – quando não existe doença nem sintomas –, secundária – quando há doença, mas é assintomática (é o diagnóstico em fase precoce) – e terciária – quando existem os sintomas e a doença (o tratamento, nesse caso, é a cirurgia e a radioterapia). “Precisamos tratar a saúde como um todo, pois percebemos o quanto é importante a vida, e o quanto ela oferece”, afirmou. 
        
Em seguida foi a vez de José Roberto Filassi, livre-docente da disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), chefe do setor de Mastologia do Hospital das Clínicas/ICESP e diretor científico da Sociedade Brasileira de Mastologia falar sobre o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. “Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quando nos em desenvolvimento, o que reforça a importância do diagnóstico e tratamento precoces.”
        
O professor falou sobre rastreamento, tratamento e prevenção e ainda destacou que a grande maioria das alterações da mama são benignas. Ele explicou também que detectar a doença na fase inicial é um dos avanços da medicina atual, o que contribui para os altos índices de cura. Por isso é importante que todas as mulheres realizem, a partir dos 40 anos, a mamografia anual. “O diagnostico precoce diminui a mortalidade”, concluiu.  
        
Na abertura para as perguntas, as juízas Maria Domitila Prado Manssur Domingos (16ª Vara Criminal Central) e Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos (2ª Vara Criminal de Santo André) destacaram a preocupação do Tribunal em promover qualidade de vida aos servidores e jurisdicionados. 
        
O evento aconteceu na Sala do Servidor do fórum João Mendes Júnior e contou com a presença de 132 participantes da Capital. A palestra foi transmitida para outros 480 funcionários no interior do Estado, que acompanharam a transmissão pela internet.

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP