Programa Saúde em Ação chega ao Foro Regional da Vila Prudente

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), promoveu, nos dias 20 e 21/10, mais uma edição do programa Saúde em Ação, no Foro Regional Vila Prudente.

        O projeto leva orientações a servidores e magistrados de várias unidades judiciais sobre a importância do cuidado com a saúde e a necessidade de controle, diagnóstico precoce e tratamento de doenças. Além da palestra, os participantes também puderam agendar consultas médicas e avaliações antropométricas e realização de exames complementares, quando necessários.

        Na Vila Prudente, 108 servidores se inscreveram e acompanharam as informações dos médicos Ricardo Farias Sardenberg e Sun Chun Yum, que falaram sobre alimentação saudável, atividade física, sono de qualidade e stress.

        Durante a palestra, Ricardo Sardenberg alertou que “saúde não é só não apresentar doença, mas estar bem física e emocionalmente”. Segundo ele, temos que nos preocupar com a alimentação, ingerindo produtos mais nutritivos, já que estudos revelam que a obesidade é uma das maiores causas de mortalidade, só perdendo para o tabagismo. Incentivou também a prática de atividades físicas, que melhoram a saúde como um todo, principalmente o sistema imunológico.

        Falou também sobre sono saudável, que deve ser acima de tudo reparador. “Não adianta dormir por várias horas, se não acordar disposto, comprometendo os processos de aprendizagem e consolidação da memória”, explicou.

        Por fim, a palestra tratou sobre o gerenciamento do stress, tema tão frequente no cotidiano de todos. “As pessoas precisam saber lidar com stress, já que não há como fugir de situações de perigo ou nervosismo.” Segundo Sardenberg, cabe a cada um tentar desviar o foco da situação.

        O escrevente da 1ª Vara Cível local Célio Monteiro da Silva achou muito interessante a iniciativa do Tribunal. “A palestra serviu como alerta para dedicarmos tempo à vida saudável, com práticas de atividades físicas e observar melhor o que consumimos”, ressaltou.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP