Novos juízes participam de atividades sobre gestão de pessoas na EPM

        No último dia 19 foi ministrado o módulo “Gestão de pessoas” para os juízes do 186º Concurso de Ingresso, no Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Trata-se de iniciativa pioneira da Corregedoria Geral da Justiça que busca incorporar à capacitação dos magistrados técnicas de gestão de pessoas e um novo olhar sobre o exercício da liderança.  

        O evento teve a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e dos juízes assessores da Corregedoria Gabriel Pires de Campos Sormani, Leandro Galluzzi dos Santos, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Renata Mota Maciel Madeira Dezem, Rodrigo Marzola Colombini e Ana Rita de Figueiredo Nery, que também integra a coordenação do curso. Os trabalhos foram conduzidos pela servidora da CGJ e coaching Patrícia Maria Landi da Silva Bastos.
        
O módulo teve como objetivo central identificar as principais competências de gestão necessárias aos magistrados e os mecanismos que poderão ser utilizados para obtenção de melhores resultados junto às serventias. As atividades consistiram de exposições, análises de casos práticos e discussões entre os participantes. 
        
O corregedor Pereira Calças destacou a importância da gestão de pessoas para os magistrados. “O curso tem como escopo fazer aflorar o gestor em cada um, de modo a perceberem a relevância de gerir bem seus gabinetes e cartórios, agindo como juízes e adicionando ao exercício da Magistratura a atividade de liderança, exercitada de forma eficiente, de modo a produzir motivação nos servidores que terão sob a sua administração, para que se obtenha melhor produtividade.”

        Patrícia Landi Bastos salientou o papel do líder na condução das mudanças, enfatizando a mudança comportamental como aspecto de liderança, principalmente em uma organização como o Tribunal de Justiça. “Os nossos desafios aumentam à medida em que temos mais pessoas para liderar. Por isso, é importante revermos o modelo e a forma como atuamos com a liderança.”

        A juíza assessora Renata Mota Maciel Dezem enfatizou que a Corregedoria Geral da Justiça, para além das informações relacionadas aos deveres funcionais dos novos magistrados, procurou direcionar sua atenção aos desafios da carreira, o que inclui o relacionamento com sua equipe de trabalho e com a sociedade. Nesse aspecto, as noções sobre gestão de pessoas e de imagem, certamente, auxiliarão no desempenho de suas atividades.

        Para o juiz substituto André Gomes do Nascimento, designado para a Comarca de Registro, o módulo apresentou uma visão facilitadora e dinâmica dos serviços que irão auxiliar a administração do fórum. “Tivemos uma conscientização de que a sentença, apesar de ser o aspecto mais esperado, necessita de todos os atos anteriores, o que inclui o relacionamento com os servidores, para melhor condução dos serviços”, avaliou.

        No mesmo sentido, a juíza Vanessa Aparecida Bueno, designada para a Comarca de Presidente Venceslau, enfatizou a importância da equipe de trabalho para o desenvolvimento dos resultados pretendidos. “É um time e tem que ser tratado com respeito. O curso foi bastante produtivo, apresentando várias dicas e soluções para que se tome uma decisão mais madura.”

 

        Comunicação Social TJSP – FB (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP