Comunicação Social

Notícia

Projetos do TJSP promovem conciliação na iniciativa privada e no Poder Público

“Empresa Amiga da Justiça” e “Município Amigo da Justiça”.

        Com o intuito de promover a cultura da conciliação e da desjudicialização, o Tribunal de Justiça de São Paulo criou projetos para incentivar a iniciativa privada e o Poder Público a se valerem dos métodos autocompositivos, como a mediação e conciliação.

        No “Programa Empresa Amiga da Justiça e Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga” os participantes se comprometem a implantar políticas institucionais que visem à melhoria da comunicação com seus clientes e a desenvolver projetos para aumentar a quantidade de acordos judiciais e extrajudiciais. É uma política pública judiciária orientada a estabelecer uma nova forma de o TJSP se relacionar com o setor privado.

        O número de processos distribuídos envolvendo a empresa é monitorado, assim como as ações adotadas pelo parceiro para estimular a autocomposição. Já sindicatos, associações comerciais, entidades de classes e outras instituições podem firmar parcerias para atuar no programa indicando empresas ou grupos com os quais tenha interação corporativa; divulgando a autocomposição por meio de campanhas ou eventos; ou, ainda, fomentando estudos de pesquisa relacionados à pacificação de conflitos consumeristas. Os parceiros recebem a certificação “Parceira do Programa Empresa Amiga da Justiça” – um selo estilizado que pode ser usado em campanhas publicitárias, informes aos acionistas e publicações das empresas. Confira aqui as empresas participantes e mais informações.

        Já o “Programa Município Amigo da Justiça” objetiva incentivar a utilização da mediação e conciliação entre as prefeituras e os cidadãos. Para participar do programa, a prefeitura escolhe aderir voluntariamente, por subscrição de um Termo de Compromisso Público que contém, entre outros elementos, a concordância expressa com os termos do programa, além de prazos e metodologias para cumprimento do que foi pactuado. Participam da iniciativa as prefeituras de Araras, Cajobi, Caraguatatuba, Louveira, Marpilia, Osasco, São Paulo, Vera Cruz e Vinhedo.

        Para ser um município ou empresa amiga da Justiça o interessado deve entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJSP:

        E-mail: empresaamiga@tjsp.jus.br / municipioamigo@tjsp.jus.br

        Telefones: (11) 2171-6476 / 2171-4817 / 2171-4843

        Endereço: Praça Doutor João Mendes, s/n, 13º andar - salas 1301/1311 - Centro - São Paulo/SP.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / MC (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP