Comunicação Social

Notícia

Fórum da Penha promove segundo módulo de Constelação Familiar Sistêmica

Curso é voltado para profissionais de serviços de acolhimento.

    A Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de Penha de França promoveu, na última quarta-feira (20), o Módulo II da Constelação Familiar Sistêmica. Por meio de um curso de Capacitação para profissionais de Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saicas), as advogadas Fabiana Quezada, fundadora da Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico, e Elaine Cristina Lopes Taveira abordaram questões envolvendo crianças e adolescentes, especialmente a importância do papel dos pais e seu relacionamento com os filhos.

    No início do evento, o juiz diretor do foro, Paulo Roberto Fadigas Cesar, disse que a decisão de organizar esses encontros foi motivada pela intenção de mudar a realidade atual, e não apenas fazer mais do mesmo. “O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que compete também ao Poder Judiciário a capacitação de entidades que lidam com internação e acolhimento familiar e institucional. A Constelação Familiar é mais que uma técnica, é uma vivência, um feixe de ações que nos toca e, nesse momento, mudamos. Temos primeiro que nos conhecer para depois lidar com o outro. Queremos que essas práticas se multipliquem”, afirmou o magistrado.

    A assistente social Maria Cristina Costa Vallim – que vem promovendo os encontros ao lado do juiz Fadigas, da também assistente social Patrícia Macedo Conrrado Silva e da estagiária Aline Bianca Silva – afirmou que o projeto visa contribuir com o aprimoramento de educadores dos Saicas. “A Constelação Familiar é algo novo e está sendo transmitido aos profissionais para dar a eles uma perspectiva nova, um olhar diferente sobre a realidade das famílias atendidas. Estamos recebendo um feedback muito bom, relatos de que os participantes estão conseguindo aplicar na prática profissional as teorias aqui colocadas. Isso é muito gratificante para nós, porque notamos que tem reverberado na qualidade dos atendimentos”, falou Cristina.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP