Comunicação Social

Notícia

Exposições na Capital, Piracicaba e São Bernardo do Campo

Programação do mês de dezembro.

 

        Capital

        Exposição fotográfica “A Cura”

        Saguão de entrada do Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães (Avenida Doutor Abraão Ribeiro , 313 - Barra Funda)

        Até 15 de janeiro

        Entrada gratuita

 

        A mostra, organizada pelo Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), retrata os pacientes desde o início do tratamento até a cura. A iniciativa tem particular importância para o Tribunal de Justiça de São Paulo, pois reforça o cumprimento do Provimento nº 35/17 da Corregedoria Geral da Justiça, que viabiliza o encaminhamento de valores decorrentes de prestação pecuniária a entidades públicas ou privadas com finalidade social, como o Graac. “O Graacc já se tornou um credenciado permanente para o recebimento de verbas decorrentes das penas pecuniárias”, afirmou o juiz diretor do Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, responsável pela ideia da exposição. As fotos foram tiradas voluntariamente pela fotógrafa Ana Mussalem.

 

        São Bernardo do Campo 
        Exposição Leonardo Redux
        Até 17 de dezembro, das 12h30 às 18h30
        Local: Fórum de São Bernardo do Campo (Rua 23 de Maio, 107 - Vila Tereza)
        Entrada gratuita

        A exposição marca os 500 anos da morte do artista italiano Leonardo da Vinci. “Leonardo Redux” visa estabelecer um diálogo entre técnicas do passado e do presente com base na busca incessante de Da Vinci pela perfeição e originalidade.
        A mostra conta com obras de cinco renomados artistas contemporâneos que, inspirados pela técnica e estética de Leonardo, apresentam trabalhos inéditos que pretendem criar reflexões a obra do artista italiano. São eles Georg Vine Boldt, Maurício Mallet, Rogério Martins, Marcos Fajardo, Jorge Padilha e Blagojco Dimitrov. O diferencial da mostra é a possibilidade de se acessar em cada obra, por QRCode, explicação do artista sobre sobre como Leonardo da Vinci impactou a sua arte e os detalhes do processo criativo. A exposição, aberta ao público, se iniciou no mês de novembro e vai até dia 17 de dezembro.

        Piracicaba
        13ª Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba – “Piracicaba: Cores, Sabores e Poesia”
        Até 16/12, das 12h30 às 18h
        Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos, nº 55 – Alemães)
        Entrada gratuita

        A 13ª Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba traz uma gama de exposições com diversas homenagens e vários artistas participantes. Em comemoração ao Dia do Servidor (28/10), o fórum vem expondo obras da autoria de funcionários, juízes, advogados e estagiários do prédio, com temática livre. O escrevente Renato Taba, que participa da exposição, vê a ocasião como uma forma de externar um processo de superação. “Através da pintura, adquiri mais confiança e motivação. Isto contribui, inclusive, no meu trabalho diário”, disse. Nesta edição, também foi convidada a ilustradora e artista plástica Regina Vilara, que participa com o tema “Mercado Municipal: Percepções”. “Sinto grande felicidade em expor aqui, pois este espaço é singular. Durante todo o ano, o fórum é aberto ao público com exposições de arte dos mais variados gêneros. Em um local em que tantos piracicabanos vêm para resolver problemas, eles têm a chance de conhecer arte e cultura de uma forma leve e prazerosa”, afirmou.
        A cultura oriental também está presente com a arte em origami de Dorinha Vitti Kennedy, Richard Kennedy e Helen de Lucca. O Centro Literário de Piracicaba (CLIP) e o Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP), entidades que promovem debates acerca da literatura no município, foram homenageados por meio da entrega de certificados de participação a alguns artistas integrantes desses grupos, no dia da abertura da 13ª Mostra, que aconteceu em 29 de outubro, data em que também ocorreu a apresentação do Coral do Fórum de Piracicaba. O juiz diretor Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva acredita que a exposição “humaniza os serviços forenses”. Já a organizadora e curadora, a escrevente Eliana Spadotto, crê que a mostra permite ampliar a dimensão do fórum para além do cotidiano. “Com esse trabalho, pretendemos dar oportunidade de expressão a todos”, afirmou.

        Exposição Itinerante “Tribunal de Justiça Bandeirante - Sua história, seus personagens”
        De 11 a 19 de dezembro
        Local: Fórum da Comarca de Piracicaba (Rua Bernardino de Campos, 55)
        Entrada gratuita

        O Fórum da Comarca de Piracicaba recebe, de 11 a 19 de dezembro, a exposição itinerante Tribunal de Justiça Bandeirante de, sua História seus personagens que celebra os 145 anos de instalação da Corte paulista.     
        
A exposição foi lançada em março, na Capital, e percorreu diversas Comarcas do Estado, completando todas as Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). Os visitantes conhecem um panorama histórico do judiciário a partir de 22 banners adesivados em totens, que trazem foto-biografias dos primeiros e dos atuais dirigentes do TJSP.               

        Comunicação Social TJSP – VC (texto) / Divulgação (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP