Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: CGJ fala à Jovem Pan sobre o retorno gradual ao trabalho presencial

Preocupação com os que frequentam os ambientes forenses.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe, participou, ao vivo, hoje (9), do Programa Pan News, comandado por Denise Campos de Toledo (AM e YouTube da Jovem Pan) para explicar aos cidadãos como funcionará o retorno gradual ao trabalho no Poder Judiciário de São Paulo, a partir de 27 de julho.

Durante a explanação – aos ouvintes que acompanhavam a rádio e aos internautas da Jovem Pan pelo YouTube –, o desembargador falou sobre a atividade ininterrupta do TJSP, tanto na primeira como na segunda instância, destacou a produção e o trâmite normal do processos eletrônicos no período de pandemia, bem como abordou a necessidade de retomada em razão dos processos físicos, que terão andamento regular com o trabalho presencial, mesmo que gradual.

“Durante toda a pandemia tivemos regularidade nas citações e intimações. A maioria se deu por meio remoto, mas, em casos urgentes, quando necessário foram presenciais. As audiências se realizaram de forma remota pelos juízes, que tiveram um trabalho árduo, pois tinham que convidar as partes. Tanto as criminais como as cíveis acabaram se realizando, com uma ou outra dificuldade em razão de alguma impropriedade técnica de uma parte ou de outra. A preocupação do Tribunal é voltar à atividade normal, dar andamento aos processos físicos e, ao mesmo tempo, garantir a saúde de todos aqueles que frequentam o ambiente forense.”

Para regular o trabalho presencial, o Tribunal de Justiça editou o Provimento CSM nº 2.564/20, o Comunicado Conjunto nº 581/20 (1º Grau) e o Comunicado nº 99/20 (2º Grau). As medidas para o retorno gradual estão embasadas em recomendações dos especialistas da área de Saúde, entre elas a Nota Técnica sobre Protocolos e Orientações, elaborada pela equipe médica da Secretaria de Gestão de Pessoas, e o Manual de Retomada das Atividades, elaborado pela Secretaria de Administração e Abastecimento. Há, também, o material de comunicação visual.

Confira a íntegra da entrevista.

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP