Fórum de São Carlos recebe crianças e autoridades

        O Fórum Criminal de São Carlos nesta sexta-feira (23) mais parecia uma escola tendo o salão do júri como uma imensa sala de aula e as paredes decoradas com pinturas e redações de estudantes. Cerca de 500 crianças estiveram presentes à solenidade de encerramento do projeto Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola, realizado pela Diretoria Regional de Ensino e pelo Poder Judiciário. O evento contou também com a presença de diversas autoridades.
        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi representado pelo desembargador Francisco José Aguirre Menin, que trouxe a mensagem do Poder Judiciário aos jovens estudantes: “fé no futuro quando assumirão destinos no país fazendo dele a realidade de uma antiga promessa de um Brasil como país do futuro”, afirmou.
        O idealizador do projeto é o juiz da 3ª Vara Criminal e diretor do fórum de São Carlos, André Luiz de Macedo. “É com muita satisfação que encerramos o ano com muito sucesso. A união de todos os envolvidos foi fundamental para a realização do projeto e agradeço profundamente o desempenho das crianças, dos professores e de todos os profissionais envolvidos. A sociedade só tem a ganhar com a construção de uma geração justa e solidária”, concluiu.
        O evento foi abrilhantado com o lançamento da nova edição do livro A Escola e a Justiça: Trilhando Parcerias – Ano II, contendo novas redações e desenhos feitos pelas crianças participantes. É o fruto das reflexões dos alunos sobre os temas Justiça e Cidadania, resultado das visitas às escolas que aconteceram semanalmente durante o ano, com a presença do juiz André Luiz, um promotor de Justiça, um policial militar e um civil, advogado e defensor público. Em 2012, cerca de 3,6 mil alunos, entre nove a onze anos, puderam aprender sobre os  direitos dos cidadãos, a competência dos três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e outros temas. O sucesso foi tamanho, que a edição de 2011 foi exposta na 22ª Bienal do Livro.
        O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, fez questão de prestigiar o evento e disse que “a escola é fundamental na construção da cidadania e o sucesso alcançado com a parceria em São Carlos poderá ser ampliado a outras diretorias de ensino”, disse, ao comemorar os resultados dos trabalhos de 2012.
        Um vídeo ‘Cidadania e Justiça’ foi exibido ao público, com depoimentos das crianças - muitas delas presentes na plateia, e que trouxe a mensagem: “tão grande o mundo... um mundo justo, um mundo bom, onde direitos e deveres são respeitados, é resultado do desenvolvimento da cidadania, desta cidadania que começa cedo, a partir da escola, no olhar e na alegria das crianças, nas viagens pelos caminhos do saber, na trilha dos sabores”.
        Para 2013 estão previstas muitas novidades, segundo a dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzales Costa Blanco. “É um privilégio de cada um como educador ver o resultado do trabalho das crianças publicadas no livro e por isso mesmo preparamos a novidade para o próximo ano, como as salas de informática, um canal direto de comunicação entre os alunos e os profissionais. Trata-se de um blog (http://www.cjnaescola.blogspot.com.br), transformado em um canal direto com nossos parceiros, para solucionar dúvidas e aumentar o conhecimento”, destacou. 
        A ideia promete ser estendida a outras localidades. “É um projeto espetacular; vamos trabalhar para disseminá-lo para as escolas públicas de Ribeirão Preto”, disse o juiz diretor da 6ª Região Administrativa, Sylvio Ribeiro de Souza Neto.
        Em nome dos alunos, o estudante Lucas Eduardo Jordão proferiu palavras ao juiz André Luiz: “Nós alunos agradecemos a oportunidade. Os senhores nos ensinaram coisas muito importantes: conhecemos a Constituição, a importância dos Três Poderes. Temos em nossas mãos o futuro e o senhor cativou a todos nós. Muito obrigado”, finalizou o estudante.
        Participaram da solenidade também o juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, João Baptista Galhardo Júnior, representando o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Henrique Nelson Calandra; o juiz da 2ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude de São Carlos, Cláudio do Prado Amaral, representando o coordenador da Infância e da Juventude do TJSP, desembargador Antonio Carlos Malheiros; o juiz da 2ª Vara Cível de São Carlos, Paulo César Scanavez, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o juiz da 1ª Vara Criminal de São Carlos, Antonio Benedito Morello; o juiz do Foro Distrital de Ibaté, Wyldensor Martins Soares; o juiz do Foro Distrital de Itirapina, Daniel Felipe Scherer Borborema; o juiz da 3ª Vara da Família e das Sucessões de São Bernardo do Campo, Leonardo Caccavali Macedo; o presidente da 30ª Subseção da OAB, Glaudecir José Passador; o delegado seccional de Polícia de São Carlos, Luis Antonio Rodrigues; a supervisora de escola, Isabel Aparecida Moretti Tamashiro representando o prefeito Oswaldo Baptista Duarte Filho; o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Jeferson Lopes e os promotores de Justiça Marcelo Buffulin Mizuno e Neiva Paula Paccola.

        Cidadania e Justiça - O programa busca a conscientização de professores, alunos e familiares sobre seus direitos e deveres como cidadãos, em palestras nas escolas públicas. Os profissionais levam noções da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais serviços jurisdicionais. O trabalho com os alunos começa bem antes das palestras. As cartilhas “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, da AMB, em parceria com o TJSP e Apamagis, são distribuídas aos alunos com antecedência e os professores as utilizam para fazer tarefas em sala de aula, para prepará-los para o dia da palestra. Os participantes do encontro são os multiplicadores do conhecimento, ao repassar o que aprenderam para amigos e familiares.

        Veja mais fotos do evento: http://www.flickr.com/photos/tjsp_oficial/sets/72157632080586299/

        
ComunicaçãoSocial TJSP – HS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP