Justiça condena CBTU a indenizar esposa de passageiro morto em queda de trem

        A 18ª Câmara de Direito Privado do TJSP determinou que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) indenize uma mulher cujo companheiro morreu ao cair de um trem que trafegava com as portas abertas.

        Segundo a autora, a vítima sofreu traumatismo craniano que ocasionou o falecimento. Em defesa, a companhia ferroviária apontou a culpa exclusiva do homem pela tragédia, pois ele teria viajado dependurado na porta.

        No entendimento da relatora Clarice Salles de Carvalho Rosa, a empresa agiu de forma negligente ao permitir que passageiros viajassem do lado de fora da composição. “Os fatos se inserem no âmbito de relação contratual de transporte firmado entre a vítima e a companhia, vínculo do qual decorre a relação de consumo entre ambas firmada e, consequentemente, a responsabilidade causal pelo dano suportado pela vítima que se utilizou do transporte coletivo”, declarou em voto.

        A magistrada determinou o pagamento de pensão mensal de 1,33 salário mínimo até a data em que o homem completaria 72 anos de idade e de indenização equivalente a cinco salários para o ressarcimento de despesas com funeral e a 200 salários a título de danos morais.

        A turma julgadora também foi composta pelos desembargadores Roque Antonio Mesquita de Oliveira e William Marinho de Faria, que acompanharam o voto da relatora.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (foto ilustrativa)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP