Agenda 150 anos – Homenagem ao desembargador Heráclides Batalha de Camargo

        Em cerimônia realizada hoje (22), no Palácio da Justiça, a Corte homenageou o desembargador Heráclides Batalha de Camargo na  continuidade à Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante. O desembargador Benedito Silvério Ribeiro, orador em nome do TJSP, revelou que aprendeu muito com os acórdãos do homenageado, cujo centenário de nascimento se comemora neste ano. Ele ressaltou em seu discurso que Heráclides "sempre teve presença marcante na vida tribunalícia e sua característica de magistrado laborioso impunha respeito, especialmente pela profundidade e substância de seus votos e decisões”.

          O desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção Criminal) usou da palavra e, em nome de seu pai, que foi amigo próximo do homenageado, declarou aos familiares presentes o quanto ele era querido e respeitado por sua família. “Era um homem com o dom da bondade. Além do profissional de extraordinária relevância, era um homem que acolhia a quem precisava de um conselho.”

         O poeta Paulo Bomfim acrescentou que Heráclides Batalha de Camargo foi um homem talentoso e cordial, que orientou muitos magistrados, como o desembargador Roberto Rodrigues. “Cumprimento a iniciativa de se homenagear a memória do homenageado.”

          Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, informou que os próximos homenageados serão o desembargador Humberto de Andrade Junqueira e Ítalo Gali. “Ambos nasceram em 1914 e, portanto, comemoraremos o centenário de duas outras grandes figuras do Judiciário.”  

        Sobre o homenageado - Heráclides Batalha de Camargo nasceu em 1914, em Mogi das Cruzes, e ingressou na magistratura em 1941, exercendo suas funções em Marília, Moji Mirim, Santa Cruz das Palmeiras e Pirassununga, até chegar à Capital, como juiz substituto, em 1954. Promovido para o extinto Tribunal de Alçada Civil, em 1965, galgou o cargo de desembargador do TJSP em 1973. Foi vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no período de 1976 a 1979. Foi vice-presidente do TJSP no período de 1981 a 1983 e corregedor-geral da Justiça no biênio 84/85. Aposentou-se em maio de 1984. Faleceu em 31 de agosto de 1990.

        Prestigiaram também o evento, os desembargadores Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado); o presidente do Grupo de Apoio Judiciário e coordenador adjunto para assuntos de situações carcerárias no Estado de São Paulo da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), representando o presidente, desembargador Silvio Marques Neto; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, representando o presidente, Cid Vieira de Souza Filho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; os familiares do homenageado, Ruy Batalha (filho) e André Batalha de Camargo (neto); desembargadores, magistrados e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP