'Dia do Patrono' quer resgatar memória de personagens que construíram história da Justiça paulista

        O Dia do Patrono dos prédios do Poder Judiciário tem sido comemorado com atividades públicas que envolvem servidores, pessoas ligadas ao Direito, jurisdicionados, estudantes, familiares dos homenageados e sociedade civil.

        Instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014, o Dia do Patrono homenageia as personalidades que dão nome às edificações forenses e a data de seu natalício. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.

        Para sua criação, considerou-se o papel pedagógico derivado da recordação da trajetória daqueles que ajudaram a construir o Poder Judiciário bandeirante e a dimensão do exemplo pessoal como elemento inspirador às presentes e futuras gerações, bem como a importância da memória histórica enquanto componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições. A homenagem consistirá na realização do resgate da história do patrono, pela divulgação dos dados biográficos, com imagens e informações.

        Cada unidade judiciária terá liberdade para organizar suas atividades comemorativas, que podem ser palestras, produção de textos acadêmicos ou literários, saraus, rodas de conversa e eventos de curta duração, abertos à participação da sociedade civil organizada, com a finalidade de manter viva a memória histórica da personalidade homenageada. Poderá ser organizada mostra iconográfica, com livros, documentos e demais objetos que despertem o interesse histórico em torno da pessoa homenageada e promovidas visitas guiadas de crianças e adolescentes de escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, da comarca.

        A Presidência do TJSP reunirá as melhores contribuições textuais oriundas das unidades judiciais e as publicará no portal do TJSP.

        Amanhã (31) serão divulgadas as comarcas que comemoram o Dia do Patrono neste mês.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / DG (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP