Comarcas comemoram Dia do Patrono com atividades interativas com a sociedade

Magistrados e servidores não mediram esforços para realizar atividades interativas com a sociedade em homenagem prestada ao patrono do fórum onde trabalham. Cada um usou da sua criatividade e praticou a Portaria nº 9.023/2014, que institui o Dia do Patrono pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo para homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses e a data de seu natalício. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’. Conheça um pouco dessas atividades.

 

Jaú – O desembargador Antonio Hermógenes Altenfender Silva, patrono do fórum local, recebeu uma pesquisa minuciosa sobre a trajetória dele desde os tempos de faculdade. Descobertas foram feitas e informações confirmadas da atividade jurídica de um homem que exerceu a magistratura na cidade nos mais tensos tempos da história da política local. Um belo resgate histórico, escrito com muito amor e carinho, foi concretizado. O fruto do levantamento resultou em um livro, com fotos e textos, sobre a vida do ilustre magistrado.

 

Batatais – A comemoração do Dia do Patrono foi em parceria com a Biblioteca Municipal durante a VIII Semana Altino Arantes. Foram realizadas atividades com a presença de servidores, alunos e professores de escolas estaduais e particulares, magistrados, autoridades da cidade, advogados, além do público em geral. Exposições no fórum, palestras e um concurso de redação com o tema "Altino Arantes", o nome do patrono, abrilhantaram a homenagem.

 

São Simão – O fórum realizou uma sessão solene com a presença dos servidores, advogados e convidados em homenagem ao Dia do Patrono da unidade, desembargador Justino Maria Pinheiro. Como parte do evento, houve apresentação dos artistas Simonenses declarando poesias de autoria do homenageado ao som de piano. O acontecimento foi uma grande festa cultural e histórica.

 

Salto – O patrono, Ministro Candido Mota Filho,, teve seu dia comemorado com painel exposto no átrio do fórum onde constava sua biografia e algumas fotos. O fórum recebeu a visita de 250 crianças, que conheceram um pouco sobre o patrono, a importância de cada um dos Três Poderes e como funciona a rotina forense. Ouviram sobre cidadania, prevenção contra uso de drogas, o respeito no trânsito, o trabalho dos magistrados e percorreram algumas dependências da Casa da Justiça. Magistrada e servidores promoveram interação, e as crianças marcaram a visita com suas perguntas.

 

Dois Córregos – O Dia do Patrono, Antônio Ferreira de Castilho Filho, foi comemorado e a imprensa local divulgou a data. Para o próximo ano está sendo programada uma atividade maior, juntamente com o 'Projeto Cidadania e Justiça também se aprendem na escola'. O patrono recebeu homenagem escrita e parte dela diz que "a humanidade logo descobriu que existem pessoas que são verdadeiros caminhos, ou estradas, capazes de nos transportar da origem ao destino; pessoas que nos dão rumo, direção e sentido. Sem elas estaríamos irremediavelmente perdidos. Essas são as pessoas que nos servem de baliza, de guia, sendo elas próprias o caminho. São pessoas que fazem a História".

 

Angatuba – O evento do Dia do Patrono, desembargador Raphael Fleury Ferraz de Sampaio, teve apresentação de coral, inauguração de foto dele no átrio do fórum, palavras emocionadas do filho do homenageado e a presença da população local, que lotou o Salão do Júri. Apresentação de violão clássico e de repentista também fizeram parte da programação. O evento foi elogiado por realçar a beleza do evento pela parte cultural, com a execução de números musicais, que divulgaram a cultura do povo de Angatuba.

 

Mauá - A homenagem ao Dia do Patrono, professor Theotônio Monteiro de Barros Filho, ocorreu com a presença juízes, servidores do Poder Judiciário, servidores municipais e representantes de outros órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretarias Municipais, Ordem dos Advogados do Brasil, com visitas de advogados e estagiários de Direito. Os visitantes externaram agradecimentos ao convite e demonstraram satisfação ao participar do evento.

 

Piratininga – A comemoração do patrono, desembargador Arthur César da Silva Whitaker, contou com a presença de servidores, magistrados, promotora e advogado. A homenagem teve ainda a presença de servidores do cartório eleitoral e estagiários do fórum.

 

Piracicaba – Francisco Antonio de Almeida Morato, patrono do fórum local, teve seu retrato em exposição no hall de entrada do prédio. Morato tem currículo extenso, em que se destaca o político, advogado e professor emérito da Faculdade de Direito de São Paulo que fundou, em 1916, o Instituto da Ordem dos Advogados do Estado, sendo seu primeiro presidente; também lutou na Revolução de 32.

 

Foro Distrital de Itajobi - O patrono, desembargador Silvio Lemmi, ganhou letreiro e placa. O assunto ganhou destaque na imprensa local.

Paulo de Faria – o escrivão Sandoval Luciano de Jesus  escreveu um texto literário "A Casa da Justiça tem Nome" que foi lido em homenagem ao patrono, em um dos paragráfos fazia um breve relato da passagem do homenageado na comarca. "Portanto, o “Promotor Gabriel Nettuzzi Perez” é nosso patrono. O mundo abriu-lhe as portas em 04 de setembro de 1929. Seus pés sentiram o pó vermelho (massapé) de nossas paragens e seus passos, aqui, ficaram registrados, no período de 17 de julho de 1961 a 18 de dezembro do mesmo ano. Depois de uma vida inteira dedicada ao ensino e a causa da promoção da Justiça, neste mundo, foi abraçar-se ao Senhor da Justiça Eterna, em 22 de agosto de 1980".


A orientação para as futuras publicações sobre o Dia do Patrono está disponibilizada na intranet do TJSP. Confira!

 

            Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação (fotos)

            imprensatjsp@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP