São Carlos conclui projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola’ em 2014

        Cerca de 300 crianças de escolas estaduais de São Carlos, acompanhadas de professores e diretores, lotaram hoje (21) o Salão do Júri do fórum da cidade para cerimônia anual de encerramento do projeto Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola.

        Este é o quarto ano do projeto, que, em 2014, atingiu 3.600 estudantes da comarca. A iniciativa englobou juízes, promotores, defensores públicos, advogados, delegados de polícia e policiais militares que visitaram, semanalmente, uma das escolas, aprofundando os conhecimentos sobre as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolvendo a reflexão sobre os conceitos de ética e legalidade com o intuito de construir uma sociedade livre, justa e solidária, nos moldes traçados por nossa Constituição Federal.

        Na cerimônia foi lançado o livro "A Escola e a Justiça: Trilhando Parcerias - ano IV", prefaciado pelo juiz coordenador do projeto, André Luiz de Macedo. "Quem educa dá asas e demonstra seu amor pelos mais jovens, dizendo-lhes: voem e encontrem liberdade, justiça e solidariedade, sonho de nossos constituintes e projeto de construção de nosso país", afirmou. Também foi lançado oficialmente o filme "Cidadania e Justiça na Escola 2014", que conta a marcante visita das crianças à Academia da Força Aérea, em Pirassununga, em maio deste ano.

        De acordo com André de Macedo, o evento teve outros momentos de grande emoção, como a leitura de poema escrito por uma aluna sobre o tema "solidariedade". Uma das escolas apresentou número musical, com canção composta pelos alunos sobre os temas do projeto. Todos os professores receberam um botão de rosa das mãos dos alunos, e todas as autoridades presentes receberam um exemplar do livro.

        Em agradecimento à participação da Força Aérea, o desembargador Luiz Soares de Mello Neto, que prestigiou o evento, entregou ao brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida uma placa comemorativa.

        O projeto terá continuidade em 2015 e a dirigente regional de ensino de São Carlos, Débora Costa Blanco Gonzalez, revelou que os grêmios estudantis, formados por alunos do ensino médio, passarão a utilizar a "Cartilha da Justiça" em suas atividades.

        Também participaram do evento o desembargador Sebastião Oscar Feltrin; os juízes  Antonio Benedito Morello,  Gabriela Muller Carioba Attanasio,  Daniel Felipe Scherer Borborema e Wyldensor Martins Soares; a secretária da  Educação do Município,  Regina Célia Garcia Ferreira, representando o prefeito  Paulo Roberto Altomani; os promotores, Neiva Paula Paccola Carnieli Pereira, Felipe Locke Cavalcanti (presidente da Associação Paulista do Ministério Público) e Denilson de Souza Freitas; o juiz  da 2ª Vara do Trabalho de  São Carlos, Luiz Augusto Fortuna; a defensora pública Maria Alice Packness Oliveira Macedo; os delegados Rogério Fakhany Vita (seccional São Carlos), Geraldo de Souza Filho (assistente Seccional São Carlos), Denise Gobbi Azakal (DDM São Carlos); o comandante da Academia Força Aérea de Pirassununga, brigadeiro do Ar Carlos Eduardo Da Costa Almeida; o capitão aviador Marcelo Sandim; a presidente da 30ª Subseção Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São Carlos, Isabel Cristina Marcomini Siqueira; tenente coronel PM Jean Charles Zanato, do 38º Batalhão Polícia Militar  Interior; comandante da 1ª Companhia Policia Militar, capitão Jefferson Lopes; o advogado David Pires; o 2º Suplente Deputado Federal Antonio Adolpho Lobbe Neto, alunos, professores, familiares e servidores.


        Veja vídeo do projeto.

        Comunicação Social TJSP - LV (texto) / Comarca de São Carlos (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP