IASP comemora 140 anos e homenageia presidente do TJSP

        Na noite de ontem (24), em sessão solene no salão nobre da Faculdade de São Francisco, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) comemorou seus 140 anos de existência com o lançamento do Selo Comemorativo, posse do conselho eleito pra o triênio 2015-2017, diplomação dos associados admitidos em 2014, lançamento da Editora IASP e outorga do Prêmio Barão de Ramalho ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.

        Com a mesa de honra composta pelo presidente do IASP, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, José Rogério Cruz e Tucci, pelo presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, pelo presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal, pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Paulo Adib Casseb e pela secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador, a solenidade contou com a execução da peça de música erudita “Grande Fantasia Tribunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Gottshalk, pela pianista brasileira Eudóxia de Barros, obra e executora de reconhecimento mundial.

        Entre os conselheiros empossados estão os desembargadores Maria Cristina Zucchi e Oséas Davi Viana e o juiz substituto em 2º grau Ronaldo Alves de Andrade; entre os novos associados o desembargador José Roberto Peiretti de Godoy e o juiz da 1ª Vara das Execuções Criminais Central, Ulysses de Oliveira Gonçalves Junior.

        Coube a Rui Celso Reali Fragoso a saudação ao homenageado da noite. Pela iniciativa do conselheiro Elias Farah e com aprovação unânime, o IASP outorgou a Renato Nalini sua insígnia máxima: o “Prêmio Barão de Ramalho”. Nas palavras de Reali Fragoso, “a Casa do Jurista outorga sua mais elevada honraria ao magistrado que é um insigne jurista... Sabe que os valores essenciais estão a ditar os caminhos da liberdade e da independência tanto para o juiz como para o advogado”.

        Ao agradecer a distinção recebida e destacar o trabalho do IASP nos seus 140 anos de existência, o presidente Nalini falou sobre a necessidade de se reformular o sistema de judicialização exagerada, da mudança de mentalidade e quebra de paradigmas necessários à implementação de outras formas de solução de conflitos para que ao Judiciário recaia somente a análise de causas complexas. Também conclamou os integrantes do IASP, “maiores expressões jurídicas o País” a oferecer estudos para uma profunda reforma jurídica. “Precisamos pensar numa Justiça que solucione problemas e que não seja institucionalizadora de problemas.”

 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP