Aikido – o equilíbrio para um juiz criminal

        O Jus-Social deste mês conta a história do magistrado Hélio Narvaez, que encontrou na prática de aikido o equilíbrio para atuar na magistratura paulista. Ele exerce suas atividades na 8ª Vara do Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães – Fórum da Barra Funda – e ainda é corregedor dos 220 oficiais de Justiça que trabalham na central e movimentam cerca de 20 mil mandados ao mês.

        Filho do senhor Élio, vendedor de arames de aço, e da dona de casa Maria. Irmão de Mônica, esposo de Priscila e pai de Francisco. Hélio sempre gostou da área do Direito. Era estudante da Universidade do Largo São Francisco e já trabalhava como investigador. Depois de formado, passou para delegado e, após sete anos, resolveu tentar o concurso para a Magistratura paulista. Estudou e passou. Em junho de 1998, ingressou como juiz substituto em Jundiaí. Ao longo da carreira, também trabalhou em Miracatu, Cachoeira Paulista, Santos, Foro Regional do Jabaquara e fórum criminal da Barra Funda.

 

        Aikido – Hélio sempre praticou artes marciais por ser uma atividade que proporciona equilíbrio, mas se interessou pelo aikido em 1992, depois de assistir ao filme “Nico Acima da Lei”, com Steven Seagal. Hoje ele participa de seminários nos finais de semana com professores dos Estados Unidos e Japão e treina com pessoas de todo o Brasil. Em média são seis cursos ao ano. “O aikido significa caminho da harmonia. Se a pessoa não ataca, não tem porque atacar. Se ela me agride, eu consigo dar uma resposta em proporção”, observa o magistrado.

        Segundo ele, o aikido o completa porque é o momento em que descarrega – no tatame – todas as tensões e isso contribui para aliviar a rotina estressante de um juiz. “Qualquer atividade esportiva é uma válvula de escape. Você trabalha mais leve, tenta conciliar, entende as limitações e tem mais paciência para orientar”.

        O juiz lembra o dia em que procurou o professor Severino Sales Silva para praticar o aikido e de como ele definiu a arte marcial: “Ela não tem o objetivo de aniquilar o seu oponente. Você somente será um bom praticante a partir do momento que conciliar com seu adversário”. É essa a lição que o juiz coloca em prática diariamente.

 

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / KS (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP