Agenda 150 anos – Homenagem a Júlio Prestes

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (2) o ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes, em cerimônia realizada na Sala Desembargador Paulo Costa (Salão do Júri) do Palácio da Justiça. O evento integrou a ‘Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’. A palestra Júlio Prestes: O insigne paulista ficou a cargo do desembargador aposentado Jorge Luiz de Almeida.

        Após apresentar breve resumo histórico do início do Judiciário paulista, Jorge Luiz de Almeida descreveu a arquitetura do Palácio da Justiça, construído durante mandato de Júlio Prestes à frente do Estado de São Paulo. “Após as escadarias da parte frontal do Palácio, chega-se ao portal da entrada que tem decoração alusiva à chama da esperança”, comentou. Em seguida, narrou que Júlio Prestes, após ser deposto do cargo de presidente da República, buscou exílio em Itapetininga, sua terra natal. Almeida contou que, quando era estudante, visitou-o em sua fazenda para lhe comunicar que o grêmio estudantil com o nome “Prestes” havia vencido as eleições, fato que emocionou o homenageado. Encerrou a palestra apresentando um currículo e descrevendo realizações de Prestes. “Querido pelos conterrâneos e louvado por todos”, concluiu.

        Em seguida, a Câmara Municipal de Itapetininga, representado por seu vice-presidente, vereador Antônio Fernando Silva Rosa Júnior, entregou ao presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, voto de louvor e congratulações pela justa e oportuna homenagem prestada a Júlio Prestes. “Esta cerimônia é uma lembrança que levaremos pelo reconhecimento dos serviços deste itapetiningano ao Brasil e a São Paulo”, afirmou.

        Ao encerrar a cerimônia, Nalini reiterou a importância em se homenagear grandes nomes da história paulista e lembrou a grande influência que o desembargador Jorge Luiz de Almeida teve em sua carreira. “É uma pessoa que estimulou todos que se aproximaram dele para alçarem voos mais altos. Isso aconteceu comigo e tenho uma dívida de gratidão imensa para com ele.”

        Também prestigiaram o evento o corregedor-geral Hamilton Elliot Akel; os presidentes de Seções Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Seção Criminal); o ex-corregedor-geral da Justiça e ex-vice-presidente do TJSP Antonio Carlos Munhoz Soares; o prefeito do Município de Campina do Monte Alegre, Carlos Eduardo Vieira Ribeiro; o deputado estadual Edson Giriboni; o juiz diretor do Fórum de Itapetininga, Diego Migliorin Junior; o secretário municipal de Saúde de Itapetininga, Denilson Rodrigues da Silva; a presidente de honra da Academia Jundiaiense de Letras, Sônia Maria de Araújo Cintra; os juízes chefes do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Duarte Moreira; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; familiares do desembargador Jorge Luiz de Almeida: Nioma Pires Gavião de Almeida (esposa), desembargador José Raul Gavião de Almeida (filho), José Carlos Gavião de Almeida (filho) e Antonieta Gavião de Almeida Marques da Silva (filha); magistrados, advogados, servidores e convidados.

        Sobre o homenageado – Júlio Prestes de Albuquerque era paulista de Itapetininga, nascido em 15 de março de 1882. Foi o 13º e último presidente eleito do Estado de São Paulo. Durante o mandato construiu o Palácio da Justiça. Foi o último presidente do Brasil na República Velha, mas não assumiu o cargo, impedido pela Revolução de 1930. Faleceu em 1946.

 

        Comunicação Social TJSP – DR (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP