TJSP promove curso sobre língua portuguesa a servidores

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (5), no auditório do Gade MMDC, o início do curso Para Bem Escrever na Língua Portuguesa, direcionado a assistentes jurídicos e escreventes.

        O curso será ministrado pelo professor Carlos Nougué e recebeu adesão da Biblioteca do TJSP e do Centro de Apoio do Direito Público (Cadip). Haverá 30 aulas, com duração total de 60 horas, ministradas às quintas-feiras, das 10 às 12 horas naquele local.

        Carlos Nougué é tradutor literário, gramático e lexicógrafo. Entre os autores mais importantes que traduziu estão Miguel de Cervantes, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Émile Boutroux e, na poesia, Miguel Hernández.

        “O curso prático pretende preparar para escrever bem de maneira mais imediata. A nossa fonte de normas tem que ser sempre os melhores escritores”, declarou o professor, a distância, na apresentação da primeira aula.

        O desembargador Ricardo Henry Marques Dip ressaltou que Carlos Nougué é uma das maiores autoridades brasileiras na área da gramática e que o treinamento em questão é importante para a atuação de servidores e juízes. “Penso que devemos considerar a importância desse curso na medida em que a linguagem é um instrumento de trabalho dos nossos escreventes, assistentes e até dos nossos magistrados. À medida que desenvolvemos esse tema, esperamos obter beneficio para todo o funcionamento da Justiça, no sentido de aprimorar o resultado fundamental do nosso trabalho que é distribuir Justiça.”     
        A assistente jurídica Ana Maria Rodrigues Alves Catarino, inscrita no curso, disse que, a despeito do conhecimento do idioma, possui dúvidas que surgem sem aviso. “Na função que exercemos, o voto elaborado necessita ser gramaticalmente técnico. Toda informação acrescida pelo curso será bem-vinda.”

    

        Comunicação Social TJSP - SO (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP