TJSP apresenta ‘100% Digital’ a seus principais interlocutores

        O Tribunal de Justiça de São Paulo reuniu hoje (9), no Gabinete da Presidência, representantes dos interlocutores que, diariamente, utilizam-se dos serviços do Poder Judiciário para a apresentação do Projeto 100% Digital. Com cronograma de implantação gradativa, São Paulo, até o final de 2015, encerra a implantação do processo digital e coloca ponto final na entrada de processos físicos. A partir de 2016, nenhum processo em papel entra no Judiciário paulista.
        
Segundo o presidente Nalini, o 100% Digital é passo representativo para a decretação do fim do papel. “Teremos uma Justiça mais eficiente, mais transparente e, sem arquivos, os ambientes ficarão livres de ácaros. Hoje, propiciamos ao acervo em papel a guarda climatizada, enquanto, às nossas voltas, pessoas moram nas ruas à mercê das intempéries do tempo.”
        
Coordenador da Comissão para Assuntos para Informática, o desembargador Luis Soares de Mello Neto fez breve retrospectiva da ‘Justiça Tecnológica’ em São Paulo, desde a época em que no extinto Tribunal de Alçada Criminal, nas primeiras sessões feitas inteiramente com computadores, cada magistrado atuava com o correspondente ao hoje notebook, “ineditismo gritante, patente”, registrou. Também falou da competência e qualidade dos que hoje atuam na área de informática. O desembargador explicou, ainda, a extensão do 100% Digital. “Cerca de 40 mil pessoas passarão por treinamento e reciclagem ao longo do ano. Mais de 280 mil horas de serviço estão previstas nas 1.486 unidades judiciárias do Estado de São Paulo.”
        
Encarregado de falar sobre o projeto, o juiz assessor da Presidência Antonio Carlos Alves Braga Júnior explicou aos interlocutores que “já atingimos 48%”, mas que a presença deles no Palácio da Justiça era para que sugestões fossem dadas até que os três dígitos sejam alcançados. “Esse é o propósito desse chamado”, disse antes da apresentação do vídeo do projeto.
        
À apresentação estiveram presentes o secretário e o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, respectivamente Aloísio de Toledo César e Luiz Souto Madureira, representando o governador; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Henrique Nelson Calandra e Miguel Angelo Brandi Júnior; o secretário dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito; o procurador do Estado assessor da PGE Virgilio Bernardes Carbonieri, representando o PGE; o defensor público assessor da DPE Juliano Bassetto Ribeiro, representado o DPG; o presidente da Subseção Nossa Senhora do Ó, Rodolfo Ramer da Silva Aguiar, representando o presidente da OAB-SP; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o diretor do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Caetano Paulo Filho; a superintendente do Instituto de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo, Márcia Pereira Dobarro Facci; o vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos, Wilson Levorato, representando o presidente; a presidente da Fundação CASA – Centro de Atendimento Socieducativo ao Adolescente, Berenice Maria Gianella; o diretor do Departamento de Informática da USP (Reitoria) Luiz Natal Rossi; o juiz assessor da Presidência Fernando Antonio Tasso, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJSP e representantes da Softplan, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de programas de gestão que atua no projeto.

        Veja o vídeo apresentado sobre o 100% Digital.

        
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP