Do medo à vitória - 'tubarões' da arte marcial salvam vidas em Caraguatatuba

        Quando se ouve falar sobre ataque de tubarões, corre um gelo na espinha dorsal, mas o mesmo não acontece quando se tem um verdadeiro cardume, cerca de 400 unidos no propósito da prática de arte marcial. É assim na cidade Caraguatatuba, litoral norte paulista, no projeto Equipe Tubarões – Hapkido, idealizado pelo agente administrativo Alexandre Luiz Abranches.
        
Nascido em Caragua, filho da saudosa Maria Lucia dos Santos Abranches, ex-funcionária do Tribunal de Justiça, e de Álvaro Ferreira Abranches. Casado com Saula Cristina de Oliveira Martins e pai de Cauã Martins Abranches e Ian Martins Abranches, o funcionário do TJSP foi além de seu trabalho forense e investiu o conhecimento em prol da sociedade. 
        
O Equipe Tubarões – Hapkido, em atividade desde 2008, colabora para mudar muitas vidas. Sua finalidade é a de resgatar o conceito de disciplina e respeito do indivíduo para com seu semelhante e pelo meio em que vive, além de contribuir para a formação do caráter e promoção da saúde com a apresentação de uma mentalidade diferente, tirando o estereótipo de que a arte marcial é agressiva e violenta.
        
A iniciativa começou bem singela na cidade de São Sebastião, em 2007, com algumas pessoas da sociedade e adolescentes de abrigos. Os treinos eram realizados no centro comunitário, cedido pela prefeitura. Como Alexandre é de Caraguatatuba, em 2008, levou o projeto para a cidade e ganhou apoio do Poder Executivo local. No início era somente ele com os seus ideais e sua força de trabalho voluntário; hoje, conta com quatro instrutores – frutos do Equipe Tubarões – Hapkido. São três núcleos de treinamento: Centro Esportivo e duas escolas de periferia. Atende cerca de 400 alunos entre crianças, jovens e adultos.
        
Os alunos que se destacam nas escolas são encaminhados ao treinamento no Centro para se prepararem para as competições. No ano passado, dois "tubarões" foram disputar o Panamericano de Hapkido na Venezuela e trouxeram prêmios, um foi campeão e o outro, vice.
        
Os interessados podem começar o curso em qualquer época do ano, basta fazer inscrição no Centro Esportivo de Caraguá. Podem participar dos seis aos 100 anos, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras das 19 às 22h30, o tempo é dividido por faixa etária.

        Alexandre trabalha a parte física e moral, promovendo a expectativa de futuro. Encaminha os meninos para cursos de vigilância e defesa pessoal. Já tem até "tubarão" cursando faculdade de Educação Física. Ele relata que há casos de alunos que usavam drogas e abandonaram o vício em decorrência do esporte. Ele próprio foi à praia atrás de meninos usuários e conseguiu que retornassem aos treinos. Outros, que também poderiam estar na drogadição ou no crime em decorrência da situação e do meio em que vivem, estão firmes no projeto. São vidas salvas pelos 'tubarões' do Hapkido.
        
Sobre o Hapkido – É uma arte marcial coreana. Traduzida literalmente “HAP” significa união, coordenação e harmonia, “KI” denota a energia e toda a essência da potência e da eficiência, “DO” caminho espiritual. O Hapkido incorpora técnicas poderosas com os pés “chutes”, arremessos “quedas” e técnicas precisas e afiadas das mãos “defesa pessoal”. O objetivo principal dessa milenar arte marcial é desenvolver o respeito ao próximo, autoconfiança, autocontrole, pela elevação da compreensão do Universo e de si mesmo. O lema e compromisso maior do Hapkido são o de formar pessoas dignas e conscientes para a convivência social harmônica com saúde e desenvolvimento físico, mental e espiritual.
        
Ingresso no TJSP – Alexandre ingressou no TJ em 1990, como menor colaborador, onde trabalhou na Administração Geral, na 2ª vara e atualmente no Distribuidor, ocupando o cargo de Agente Administrativo Judiciário mais já almejando o reenquadramento ao cargo de escrevente e se preparando para isso.
        
No âmbito esportivo – Sempre praticou esportes como futebol e surf, mais foi na arte marcial, em especial, no Hapkido que teve a oportunidade de disputar vários campeonatos, tendo como melhor resultado um titulo de campeão mundial em 2006. Ele é professor Faixa Preta 2º Dan e tem como mestre o presidente da FBHT – Federação Brasileira de Hapkido Tradicional, Reinaldo Leonardi 7º Dan, o “Mestre Sereno” como é conhecido.

        Alexandre Abranches também idealizou outro projeto com a Polícia Militar em 2007/2008 para treinar a Força Tática do Litoral Norte com objetivo de aprimorar o condicionamento e as abordagens usando técnicas de defesa pessoal, com o apoio do capitão André Luiz Paes e do magistrado Fernando Augusto Andrade Conceição. Na época, eram muitas as reclamações pela utilização de excessos pelos policiais nas abordagens de rotinas.

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

 

            Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo pessoal (fotos)

            imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP