Mogi das Cruzes recebe novo prédio e mais duas varas

        A população mogiana esteve em festa hoje (30) para comemorar a inauguração do novo prédio da Vara da Fazenda Pública local e a instalação da 3ª Vara Criminal e da Vara da Infância e da Juventude. O evento, realizado no salão do júri, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. A juíza Renata Carolina Casimiro Braga responde pela 3ª Vara Criminal e o juiz Gióia Perini, pela Vara da Infância e da Juventude.

        O juiz da Vara da Fazenda Pública e diretor do fórum de Mogi das Cruzes, Bruno Machado Miano, disse em seu discurso que o ato solene marca um dia histórico para o Judiciário local, que unifica também a comarca com o fim definitivo do Foro Distrital de Brás Cubas. O magistrado enfatizou que as sete varas cíveis, as três criminais e três especializadas (Fazenda, JEC e Infância) de nada resolverão se não houver uma profunda mudança de mentalidade dos profissionais do Direito e dos cidadãos. "Precisamos de novos paradigmas: do confronto para convivência; da luta para a conciliação; das rinhas para os ajustes; da intolerância para a paciência, a parcimônia e a harmonia. Das lides para o diálogo",  afirmou o magistrado. Para o ele, a unificação é um ato de justiça, que facilitará a prestação jurisdicional. "A 3ª Vara Criminal recebe hoje o acervo das duas varas de Brás Cubas, além das Varas de Execuções Criminais de Brás Cubas e de Mogi das Cruzes. A Vara da Infância, por sua vez, recebe o acervo da 2ª Criminal de Mogi e da 2ª Vara de Brás Cubas. Com isso, as duas unidades judiciais de Brás Cubas passam a ter acervo cível, e assim, serão convertidas nas 6ª e 7ª Cíveis, com distribuição diferenciada neste início."

        O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Antonio Pinto Soares Junior, ressaltou que houve empenho de muitos parceiros para a façanha desta data. "O sonho de um é apenas um sonho, mas um sonho coletivo tem muito sucesso e passa a ser realidade."

        O promotor Renato Kim Barbosa, o orador em nome do Ministério Público, afirmou concordar que a mentalidade litigiosa precisa mudar e que a celeridade do processo é imprescindível.

        Já o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli salientou que entende ser fundamental o apoio do Poder Executivo ao Poder Judiciário. Explicou que a prefeitura está à disposição para auxiliar no que for preciso, pois isso reflete de forma positiva nas atividades executadas pelo governo municipal.

        Renato Nalini declarou que é difícil encontrar uma parceria tão firme entre Legislativo, Judiciário e Executivo, trabalhando juntos para facilitar a vida das pessoas. Ele destacou as iniciativas do Tribunal para oferecer uma Justiça célere e eficiente, além da importância do fim do litígio por meio do acordo numa conciliação. "A Justiça deixará de ser o refúgio daquele que não tem razão, que se beneficia pela morosidade. O Judiciário é complexo e lento e não sabemos como termina o processo. Quando termina, cabe ao advogado explicar os termos jurídicos às partes." 
        Da cerimônia participaram também o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Antonio Lino da Silva; o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, reverendíssimo dom Pedro Luiz Stringhini; o executivo da Presidência da CHDU, Antonio Lajarin, representando o secretário de Estado da Habitação; o deputado estadual Marcos Damásio; o coordenador da 45ª Circunscrição Judiciária – Mogi das Cruzes,  desembargador José Elias Habice Filho; o coordenador adjunto da 30ª CJ – Tupã, desembargador José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior;  os desembargadores  Antonio Carlos Ribeiro dos Santos,  Marco Antonio Rodrigues Nahum  e Walter Cruz Swensson; o presidente da Associação Paulista de Magistrados,  juiz Jayme Martins de Oliveira Neto;  o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Jeferson Moreira de Carvalho; a juíza  Dora Aparecida Martins, representando a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP; o juiz da Comarca de Mogi das Cruzes e coordenador de cursos e convênios internacionais da Escola Paulista da Magistratura, Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, representando o diretor da EPM; o juiz assessor da Presidência do TJ, Kleber Leyser de Aquino; o juiz diretor do FD de Ferraz de Vasconcelos, Andre Forato Anhe; os juízes de Mogi das Cruzes Gioia Perini (Vara da Infância e da Juventude), Renata Carolina Casimiro Braga (3ª Vara Criminal), Alessandra Laskowski, Ana Carmem de Souza Silva, Domingos Parra Neto, Fabricio Henrique Canelas, Freddy Lourenço Ruiz Costa, Marcos Alexandre Santos Ambrogi e Robson Barbosa Lima; os promotores de Justiça  de Mogi das Cruzes Renato Moreira Guedes, Yoon Jung Kim Panelli, Raquel  Bueno de Camargo e  Clovis de Castro Humes; o defensor público coordenador da Unidade Mogi das Cruzes, Renato Campolino Borges, representando o coordenador regional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; o  presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mogi das Cruzes, Marcelo Eduardo Inocêncio; o delegado Julio Vaz Ferreira Neto, representando o delegado seccional de Mogi das Cruzes; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP,  coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do CPA/M-12, tenente coronel PM José Luiz de Souza e comandante interino do 17º BPM, major PM Eduardo Rangel.        

         

        Projeto CultivAR – Ao chegar ao fórum, o presidente Nalini plantou uma muda de ipê-amarelo fornecida pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O ato faz parte do projeto CultivAR, iniciativa lançada pelo TJSP em  janeiro deste ano que busca estimular o reflorestamento e a qualidade de vida nas áreas urbanas. Em todas as solenidades do Judiciário, o presidente da Corte planta uma árvore nativa no fórum local.


        Mais fotos no Flickr.

        
        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP