TJSP recebe palestra ‘Convivendo com a Diversidade’

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (31), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Convivendo com a Diversidade: Você sabe se relacionar com pessoas com deficiência?, ministrada por Andrea Schwarz e Jaques Haber. O evento aconteceu na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, com a participação 140 servidores e magistrados, e foi transmitido pelo sistema de ensino a distância para 642 pessoas no interior e litoral do Estado (139 comarcas).

        O desembargador Antonio Carlos Malheiros representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, e abriu o evento. Ressaltou a importância de saber se relacionar e oferecer oportunidades a pessoas portadoras de alguma deficiência, que possuem potenciais muitas vezes subaproveitados. “Muito aprendi e continuo aprendendo ao me relacionar com a diversidade.”

        A juíza da 18ª Vara Cível Central, Flavia Poyares Miranda, apresentou os palestrantes. Andrea Schwarz é fonoaudióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e há onze anos atua como consultora em inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência. Desde 1998 é cadeirante, em razão de má formação congênita na medula espinhal. Jaques Haber é formado em Publicidade e Marketing pela Universidade Mackenzie. Casado com Andrea, idealizaram vários guias de acessibilidade e livros sobre o tema. Também criaram um site de soluções de inclusão social.

        O casal contou, de maneira descontraída, como as adversidades podem se tornar oportunidades. Também deram dicas de como conviver com pessoas com deficiências e destacaram duas “regras de ouro”: “Usem sempre a naturalidade e o bom senso e valorizem o indivíduo antes de observar a deficiência”.

        Também falaram sobre a Lei das Cotas, dos indicadores sociais, legais e mercadológicos. Segundo os palestrantes, “as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que existem cerca de 610 milhões de indivíduos com alguma limitação no mundo. Só no Brasil são 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se locomover”.

        Ao final, o juiz assessor da Presidência do TJSP, Ricardo Felício Scaff, entregou o certificado de participação aos palestrantes.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP