TJSP homenageia desembargador Palma Bisson

        O desembargador José Luís Palma Bisson foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo com a designação de seu nome para o auditório do Gade 23 de Maio, prédio que abriga os gabinetes de trabalho da Seção de Direito Privado. O ato solene, com o descerramento da placa, aconteceu hoje (31), com a presença de autoridades do TJSP, convidados e da viúva do homenageado, Regina Célia Baraldi Bisson.

        O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho, falou em nome do Tribunal de Justiça. Com emoção, descreveu a personalidade marcante do homenageado. “Bisson prestou serviços à paz social, seja como brilhante advogado, seja como juiz comprometido em bem julgar.” Descreveu sua altivez, sabedoria e humildade e lembrou aos presentes um célebre voto por ele escrito, conhecido como “de marceneiro para filho de marceneiro”, que ganhou repercussão nacional. “O nome José Luís Palma Bisson será, para todos que passarem por este auditório, memória e exemplo de retidão e justiça, na advocacia e na magistratura”, concluiu.

        O conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Braz Martins Monteiro, falou em nome da Advocacia. Relatou experiências pessoais que teve com Bisson e sua família e destacou os dotes do homenageado para a culinária. “Se chegarmos ao céu, ao partirmos de nossa vida, encontraremos Bisson cuidando da cozinha de Deus.”

        O presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, Carlos Roberto Fornes Mateucci, falou em nome dos familiares e amigos de Bisson. “Ele tratava de forma tranquila questões que eram difíceis. Lidava com os litígios de forma fraterna e serena”, afirmou.

        Em seguida, foi lida mensagem encaminhada pelo irmão do homenageado, Antonio Ricardo Palma Bisson, pela cunhada Ana Maria e pela sobrinha Ana Carolina. Em seu final, o texto diz: “Com esta homenagem, o TJSP reconhece não somente a sua importância no âmbito do Direito, mas também o seu legado de intransigência frente aos seus princípios de ética e lealdade. Agora, o auditório do Gade 23 de Maio vai ter o nome do filho do marceneiro”.

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, disse que “é muito importante sabermos reconhecer que ninguém vive em vão. Bisson vai continuar vivo nas lembranças de seus exemplos e por tudo aquilo que ele nos legou”.

Prestigiaram a solenidade os integrantes do Conselho Superior da Magistratura – desembargadores Eros Piceli (vice-presidente do TJSP), Hamilton Elliot Akel (corregedor-geral da Justiça), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal) e Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público); o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Massami Uyeda; o coordenador do prédio de gabinetes Gade 23 de Maio, desembargador Carlos Nunes Neto; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; além de desembargadores, juízes e convidados.

 

        Trajetória - Palma Bisson nasceu em Sertãozinho, em 8 de setembro de 1956, e se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1979. Ingressou na Magistratura em 2000, como juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, e tomou posse como desembargador do TJSP em fevereiro de 2005.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP