TJSP homenageia desembargador Young da Costa Manso

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou ontem (13) o ex-presidente da instituição, desembargador Young da Costa Manso, em evento do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante. Na ocasião, também foi realizada a inauguração do Memorial Young da Costa Manso, em homenagem ao centenário do magistrado, patrono do Foro Regional de Itaquera, local onde ocorreu a solenidade. O evento contou, ainda, com a apresentação do coral da Guarda Civil Metropolitana, que deu início às atividades do projeto Arte e Cultura TJ nos foros regionais da Capital.

        O juiz diretor do fórum de Itaquera, Carlos Alexandre Böttcher, abriu o evento e afirmou ser uma honra para o fórum receber a denominação do ilustre desembargador. “A recordação dos expoentes tem papel pedagógico fundamental, pois o exemplo é elemento inspirador às gerações presentes e futuras. E, nesse sentido, é simbólica a inauguração do memorial permanente em homenagem ao centenário do desembargador Young da Costa Manso, pois contribuirá para a consciência de pertencimento ao TJSP por parte dos magistrados e dos servidores”, disse.

        O juiz José Roberto de Vasconcellos, sobrinho do homenageado, falou em nome dos familiares. “Gostaria de destacar a figura do homem que todos nós guardamos. Sua firmeza, a cordialidade no agir, seu semblante sorridente, sua inteireza de caráter. Hoje este fórum recebe o nome de desembargador e um memorial é inaugurado. O gesto dá vida à memória dos que se foram e traz para as novas gerações o conhecimento de quem contribuiu para que a Justiça fosse engrandecida. Muito obrigado”, disse.

        O presidente José Renato Nalini pediu licença para não fazer um discurso formal, mas para falar com o coração. “É uma missão impossível resumir, em breve sinopse, uma vida tão intensa e fecunda. Uma existência que me foi tão importante e na qual me envolvi com profunda feição. Fui privilegiado com a amizade de dona Vera e do desembargador Young. Sou profundamente reconhecido a esse gigante em erudição, clarividência, lucidez, ética e, principalmente, em compaixão. De nada teria valido sua trajetória brilhante pela Justiça brasileira, não fora o perfil conciliador, perito em almas, com expertise em perdão. Só um gigante moral consegue compreender a miséria das pequenas almas, aquelas que ladram sem cessar diante do cortejo”, afirmou emocionado.

        Como parte das comemorações, o Foro Regional de Itaquera recebeu a o coral da Guarda Civil Metropolitana. Composto por 23 integrantes, o grupo apresentou várias músicas e encerrou com Aquarela do Brasil, sob a regência de José Carlos Milanez e Davi Bastos dos Santos.

        Também compareceram ao evento os desembargadores Mário Álvares Lobo e João Pazine Neto; o juiz diretor do Foro Regional de São Miguel Paulista, José Rubens Queiróz; o juiz Alessander Marcondes Franca Ramos; os juízes de Itaquera Carla Kaari, Celso Matizeli Neto, Daniella Carla Russo Greco de Lemos, Evandro Takeshi Kato, Felicia Jacob Valente, José Antonio Siqueira Nunes de Faria, Jurandir de Abreu Júnior, Kalid Hussein Hassan, Luiz Renato Bariani Peres, Paulo Lúcio Nogueira Filho e Sueli Juarez Alonso; os promotores de Itaquera Ana Luísa Toledo de Barros, Fernando Oliveira Castro, Jair Antunes de Souza, Joacil da Silva Cambuim e Marcelo Ferreira de Souza Netto; o defensor público coordenador da Regional Leste da Defensoria Pública de São Paulo, Luiz Felipe Vanzella Rufino; os defensores públicos de Itaquera Peter Gabriel Molinare Schweikerto e Yasmin Oliveira Mercadante Pestana; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antonio Jorge Marques, representando o presidente da Seção São Paulo; o presidente da OAB – Subseção Itaquera, Eudécio Teixeira Ramos; os familiares do patrono Maria da Costa Manso Vasconcellos, Guilherme da Costa Manso Vasconcellos, Júlio Duarte Areia Filho, Letícia Duarte Areia Filho e José Carlos Duarte Areia Filho; os senhores Karine Louback, Eurico Sodré, Maria Helena Borba Sodré e Maíra Duarte Areia; além de magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, servidores autoridades civis e militares.

 

        CultivAR – Antes da solenidade, o presidente Renato Nalini plantou um arbusto de sibipiruna em frente ao fórum. A iniciativa faz parte do projeto CultivAR, que prevê o plantio de árvores em todas as solenidades do Judiciário como forma de contribuir com a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento.

 

        Sobre o homenageado – natural de Casa Branca, no interior paulista, Young da Costa Manso nasceu em abril de 1915. Ingressou na Magistratura em 1940, nomeado juiz substituto em Ribeirão Preto. Também trabalhou em São José do Barreiro (1940) e Jundiaí (1946). Em 1956 foi removido a juiz substituto de segunda instância e, cinco anos depois, promovido para o Tribunal de Alçada Civil. Em 1969, chegou ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi eleito vice-presidente do TJSP, para o biênio 1977-1979, e presidente por duas vezes, nos biênios 1979-1980 e 1980-1981. Aposentou-se em outubro de 1983 e faleceu em 25 de agosto de 1994.

 
        Mais fotos no Flickr.


        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP