TJSP encerra II Semana Nacional do Júri

        O Tribunal de Justiça de São Paulo encerrou ontem (17), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), a II Semana Nacional do Júri, promovida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

        O objetivo da iniciativa é julgar em todas as varas do júri do País processos cujas denúncias foram recebidas até o último dia do ano de 2009, de acordo com previsão estabelecida pela Meta 4 do CNJ. Em São Paulo, foram pautados para julgamento 85 processos, de 25 comarcas – incluindo a capital -, onde participaram os quatro Tribunais do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda.

        Desses processos, até quinta-feira (16), 56 haviam sido julgados e 12 estavam em andamento enquanto acontecia a solenidade de encerramento. Dezessete não foram realizados ou foram adiados por falecimento do réu ou desistência do advogado. Os que foram julgados resultaram em 40 condenações, 10 absolvições e nos seis restantes os réus foram desclassificados.

        A solenidade foi encerrada pelo desembargador Walter da Silva, gestor da Meta da Enasp pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que agradeceu a presença dos juízes, promotores e defensores públicos que atuam nos Tribunais do Júri e deram sequência às suas atividades, contribuindo para atingir a expectativa de 80% de êxito nesta 2ª edição da Semana Nacional do Júri. Ressaltou as presenças da juíza Liza Livingston e do defensor público Bruno Parisi, que fazem parte do Comitê de Mobilização da Meta 4 da Enasp e que compuseram a mesa ao lado da juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira, diretora do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães.

        Walter da Silva finalizou destacando o empenho dos integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, que trabalharam em conjunto para que alguns entraves verificados na I Semana, realizada no ano passado, não voltassem a ocorrer nesta edição. E parabenizou a todos em nome da Enasp.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / GD (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP