Arte e Cultura no TJ promove apresentações na capital e interior

        Com obras de compositores consagrados, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresentou-se hoje (28) no Palácio da Justiça, em mais uma edição do Projeto Arte e Cultura no TJ. A atração foi marcada pela interação entre três instrumentalistas e sete alunos, que encantaram servidores e magistrados.
        
Coordenada pelo renomado maestro e violonista Edson Lopes, o grupo une professores monitores e alunos bolsistas para proporcionar aperfeiçoamento artístico aos estudantes. No repertório, grande diversidade de obras transcritas para o violão, de autores como Wolfgang A. Mozart, Fernando Sor, Frederic Chopin, Ernesto Nazareth e Augustin Barrios, além de suíte com três grandes sucessos dos Beatles: Help, In My Life e Lady Madonna.
        
O maestro agradeceu a todos os envolvidos no espetáculo. “São vocês que nos dão incentivo para continuar esse trabalho, que exige muita dedicação. A recompensa são esses aplausos tão carinhosos”, disse. Compareceram também à apresentação o desembargador Sérgio Antonio Ribas; o juiz substituto em 2º grau, Osnir Assis Pereira; o juiz assessor da Presidência, Ricardo Felício Scaff; e a coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini.
        
No mês de maio, o Projeto Arte e Cultura no TJ também realizou outras apresentações na capital e no interior do Estado. Confira:

        São Bernardo do Campo No último dia 15, após a comemoração do Dia do Patrono, que homenageou o ministro Nelson Hungria, a comarca apresentou show musical com a Banda Villa Studio. O grupo é composto por cinco integrantes, três dos quais funcionários do fórum: Marcos Frazão Botelho (empresário do grupo e baterista), Elen Marcolombo (vocalista), Cristiani Albuquerque Machado Ferreira Moço (vocalista), Melke Brandão (tecladista) e Fábio Delmorio (percussionista).
        
Magistrados, servidores, oficiais de Justiça, advogados e jurisdicionados cantaram ao som de sucessos de Ary Barroso, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Nina Simone. 
        
Jaú No dia 18, Jaú promoveu o show Todos os Sons, com os artistas Paulo Zen e Andréia Santos, no salão do júri do fórum. A dupla trouxe no repertório diferentes canções, de estilo e época, tocadas ao som de saxofone, clarineta e piano, fazendo do encontro um momento único de entretenimento cultural.
        
O oficial de Justiça Paulo Zen, além de saxofonista, é clarinetista e flautista, tem formação popular, tocou em banda de coreto, orquestra de baile e formações instrumentais. Andréia Santos estudou piano popular pelo Conservatório de Tatuí, ministra aulas de piano e teclado na Escola Duas Notas e no Projeto Guri.
        
MMDC - O prédio dos gabinetes dos desembargadores do Direito Público teve, na última terça-feira (26), seu momento cultural com a exibição do vídeo Play Bach... and more, executado por trio francês de jazz composto pelo pianista Jacques Loussier, pelo baterista Christian Garros e pelo baixista Pierre Michelot, que fizeram versões de jazz da obra de J. S. Bach.
        
A apresentação faz parte da programação do projeto Jornadas Musicais, sob coordenação do desembargador Sidney Romano dos Reis e integra o Projeto Arte e Cultura no TJ. Tem como objetivo levar musicais de qualidade a magistrados e servidores do Tribunal.  Os eventos ocorrem no prédio MMDC e no Palácio da Justiça, na última terça e quarta-feira de cada mês, respectivamente. Entre uma canção e outra, o desembargador falou sobre a origem do estilo musical e teceu comentários sobre as obras.
        
Piracicaba - O Judiciário local promoveu duas exposições neste mês de maio. O Espaço Cultural do fórum recebeu a mostra A Alegria de Criar, com trabalhos dos alunos da artista plástica Ivania Tanaka. Já o Espaço Cultural Casa do Povoador abrigou a VII Mostra de Arte do Fórum Estadual "Dr. Francisco Morato", com a exposição A Alegria na Arte - A Arte da Alegria - O Circo, sob a curadoria de Laudir Amaro Sartori. Participaram também os artistas convidados que promoveram o projeto Oficina de Pintura do CAPS II Bela Vista, da Secretaria Municipal de Saúde e Arte em Origami, por Dorinha Vitti Kennedy, Richard Kennedy e Helen Souto De Lucca Checoli. Houve ainda show musical com a Big Band – Projeto Guri (naipes de madeiras, metais e percussão), coordenado por Pablo Carajol Delvajes, bem como a participação do grupo Os Plantadores da Alegria.
        
Campinas – A Cidade Judiciária recebeu a exposição Paisagens, com obras do pintor Floberto Borges, que teve seu trabalho exposto em quase 50 países dos continentes europeu e americano. O paulistano, que atualmente reside em Campinas, é formado pela faculdade de San Fernando, na cidade de Briston, Califórnia (EUA) e proprietário da Borges Gallery, em Tenerife, nas Ilhas Canárias-Espanha. Estudou com o pintor norte-americano Bob Ross, do qual adquiriu a técnica “Wet on Wet” (úmido sobre o molhado), que utiliza tinta sobre tinta a óleo. Ele pinta também em acrílico, com técnica mista. 
        
São José do Rio Preto - Os professores de dança Marcelo Reis e Priscila Corradini embalaram o público ao ritmo da dança de salão. Consta no seu currículo que Marcelo é o único representante do Estado de São Paulo em apresentação na II Mostra Coreográfica de Dança de Salão do Rio de Janeiro e também em Congresso Mundial de Samba em SP. Dentre suas atividades, ele também já levou seu trabalho para a III Mostra de Dança Artística sobre a Cadeira de Rodas.
       
        Assista trechos da apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí .

        Mais fotos no Flickr.
 
        
Comunicação Social TJSP – AG e LV (texto) / AC e Divulgação (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP