Estado de São Paulo adere ao Programa de Execução Fiscal da Corregedoria

        Com cerca de R$ 300 bilhões em débitos a receber, o estado de São Paulo é a nova unidade da Federação a participar do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais da Corregedoria Nacional de Justiça. A adesão do governo paulista foi acordada em reunião realizada ontem, quinta-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, entre o governador Geraldo Alckmin; a corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Renato Nalini; corregedor-geral de Justiça paulista, desembargador Hamilton Elliot Akel; e o coordenador do Grupo de Trabalho da Coordenação de Controle Regional das Cinco Regiões do País (CCR5) junto à Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Carlos Teixeira Leite Filho.
        
O Mutirão de Negociação Fiscal deverá ser organizado, em data a ser estabelecida, para que os contribuintes paulistas possam quitar suas dívidas com a fazenda estadual em condições favoráveis. “A metodologia desse programa tem se mostrado extremamente bem sucedida nos estados e municípios em que já foi aplicada. Há um substancial acréscimo na arrecadação e uma diminuição sensível no número de processos de execução fiscal que tramitam na Justiça. Não tenho dúvidas de que essa experiência trará bons frutos para os paulistas e suas instituições”, avaliou a ministra Nancy Andrighi.
        Os mutirões de negociação fiscal realizados no âmbito do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já resultaram na arrecadação de cerca de R$ 3,6 bilhões para os governos do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Pernambuco, do Ceará e do município do Rio de Janeiro. Além disso, mais de 200 mil processos foram baixados em função das dívidas quitadas.
        Atualmente, estão ocorrendo mutirões nas cidades de Goiânia (GO), relativas às dívidas da cidade, e de João Pessoa (PB), voltada à negociação de débitos com o fisco estadual.
        Também participaram da reunião no Palácio Bandeirantes o coordenador do Grupo de Trabalho da Coordenação de Controle Regional das Cinco Regiões do País (CCR5) junto à Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Carlos Teixeira Leite Filho; e o corregedor-geral de Justiça de São Paulo, Desembargador Hamilton Elliot Akel.

        * Fonte: Corregedoria Nacional de Justiça

        
Comunicação Social TJSP – CNJ (texto) / AC (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP