Cantora Paula Lima é embaixadora da campanha #SomosTodasMariadaPenha

TJSP lança selo e projeto de arte grafite em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha

      
        O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo lança, nesta segunda-feira (8), às 13h30, no Palácio da Justiça, a campanha “Rompa o Silêncio, você não está sozinha! #SomosTodasMariadaPenha”, que terá como embaixadora a cantora Paula Lima. Na ocasião também estreia o selo comemorativo “TJSP nos dez anos da Lei Maria da Penha”, como marco à atuação da Lei nº 11.340/06, que há uma década tem protegido vítimas da violência doméstica

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, entregará os selos confeccionados pelos Correios a uma das mulheres amparadas pela Lei Maria da Penha, em nome de todas as pessoas que sofreram violência doméstica, e a Paula Lima. A cantora, ex-servidora do TJSP, afirma que é uma chance de se debater o olhar existente na sociedade que coloca a mulher em segundo plano. “É uma questão de liberdade”, destaca Paula Lima. “Vamos motivar as mulheres a não se esconderem. Elas precisam saber que não são obrigadas a passar por determinadas situações.”

        No dia 8, também haverá a inauguração da primeira fase do projeto de arte grafite, realizado no muro do estacionamento da Rua Conde de Sarzedas, 17. A iniciativa, que conta com a participação voluntária dos artistas Aleksandro Reis e do Grupo Opni, já está em andamento e vem chamando a atenção e recebendo elogios dos que passam na região da praça João Mendes, na Sé, em São Paulo.

        “Adorei, dá outra aparência e deixa o ambiente mais charmoso. São Paulo está mesmo precisando de mais cores”, comenta Maria da Conceição Ribeiro da Silva, 57 anos, moradora da região, acompanhada das duas netas Kamile e Ervely, que acharam o muro lindo.

        O artista Aleksandro Reis, 41 anos, concorda. “As cores são elementos da pintura, não são enfeite. As pessoas param em frente ao muro e me perguntam por que as mulheres estão de costas e eu explico a diferença drástica entre antes e depois da Lei. Antes, elas não mostravam o rosto; depois, criaram coragem e eu as retrato assim, coloridas”, resume.

        No evento serão divulgados também dados relativos à atuação do TJSP na Lei Maria da Penha e assinados convênios entre o TJSP e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Turma do Bem, para atendimento prioritário e gratuito às vítimas de violência doméstica que necessitem de cirurgia plástica e de tratamento odontológico.

        As homenagens aos 10 anos da Lei Maria da Penha continuarão em agosto com o lançamento do grupo reflexivo para homens envolvidos em situação de violência doméstica, “Cá Entre Nós”, dia 15, no Foro Regional do Butantã, e com a participação do TJSP, simultaneamente nas dez Regiões Administrativas Judiciárias – RAJs, na Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, no dia 19.

        Durante este ano, o TJSP, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp), irá realizar junto à Escola Paulista de Magistratura (setembro e outubro) seminário sobre os dez anos da Lei Maria da Penha, além de participar de diversas iniciativas ligadas à ONU Mulher, tais quais “He for She” e “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, entre outras.

        Dados da Secretaria de Política para Mulheres revelam que, uma a cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica, no Brasil, dos quais cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Comunicação Social TJSP – CD (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP