Justiça Restaurativa em Santos forma nova turma de facilitadores e multiplicadores

        Conhecida por buscar respostas efetivas para um novo panorama de convivência pautado na inclusão, pacificação e harmonização das relações, o programa de Justiça Restaurativa na Área da Infância e Juventude de Santos comemorou ontem (24) dois anos, formando 110 novos facilitadores e 27 multiplicadores. A solenidade de certificação ocorreu no Teatro Municipal Brás Cubas.
        
A iniciativa – fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo – foi criada com o objetivo de solucionar demandas encaminhadas à Justiça de forma diferenciada, promovendo o diálogo entre todas as partes envolvidas. Jovens infratores, vítimas e integrantes da comunidade se reúnem para resolver a questão por meio do diálogo e compreensão mútuos, fora da via judicial. Esse trabalho é acompanhado pelos chamados facilitadores. Os multiplicadores são responsáveis por transmitir os conceitos, metodologias e técnicas, formando novos facilitadores.
        
Ao longo desses dois anos, já são 227 novos ‘agentes da paz’, trabalhando não apenas na resolução de conflitos, mas, principalmente, na prevenção deles; 28 unidades municipais de educação, abrangendo mais de 15 mil alunos; e 123 procedimentos realizados com os Círculos de Paz. Entre os formandos estão representantes de diversas secretarias (Educação, Segurança, Assistência Social, Defesa da Cidadania e Saúde), do Poder Judiciário, escolas municipais e outras entidades.
        
O evento teve início com a apresentação do Coral Mil Tons Gerais, formado por crianças e adolescentes das escolas municipais. A secretária de Educação de Santos, Vanúzia Fernandes, explicou que o dia é de muita comemoração por mais um avanço. “Enche-nos de satisfação, pois o programa já é realidade em Santos. A educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo. É realidade como um todo, é política pública. Parabéns a todos os formandos”, concluiu.
        
O juiz da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude da Capital, Egberto de Almeida Penido, agradeceu a todos que dão o melhor de si para harmonizar situações complexas. “Hoje vivemos um momento desafiante da Justiça Restaurativa no Brasil. Espero que cada facilitador e multiplicador se lembre das aulas e busque avançar com qualidade. Nossa força está no coletivo. É uma trajetória longa, vocês terão um belíssimo desafio pela frente.”
        
A mesa dos trabalhos também foi formada pela vereadora Audrey Kleys; pela psicóloga e consultora do Laboratório de Convivência, Mônica Mumme; pelo presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, José Rezende; e pela chefe de seção da CIJ na Justiça Restaurativa, Andréa Svicero.
        
Ao final, foi realizada a entrega de certificados a todos os facilitadores e multiplicadores. Os participantes também puderam acompanhar a exposição dos alunos do programa Escola Total sobre cultura de paz, bem como os demais registros dos dois anos de implementação do programa em Santos.

        Mais fotos no Flickr.


        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP