PRIMEIRA INSTÂNCIA

Carona Legal

APRESENTAÇÃO

Nos dias atuais, a falta de mobilidade urbana preocupa autoridades, empresas e população em geral, especialmente nas grandes metrópoles. O problema é consequência de fatores como trânsito caótico pelo número excessivo de veículos, deficiência dos transportes públicos e alta emissão de agentes poluentes.

Em mais uma ação para o desenvolvimento sustentável, o TJSP lança o projeto “Carona Legal”, para divulgar e incentivar a prática da carona solidária entre magistrados, funcionários e colaboradores desta instituição.

“Segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, a quantidade de automóveis que começaram a circular nas vias paulistanas no ano passado cresceu 3,4% em relação a 2013. No mesmo período, 4,5% mais motocicletas foram para as ruas..
Em 2014, 186 mil carros (509 por dia) e 45 mil motos (123 por dia) foram acrescentados à frota da cidade de São Paulo” (Fonte: Estadão 02/02/2015 - 08h51)

Temos vivido momentos de reflexão sobre o consumo dos recursos naturais do planeta. Dessa forma, somos despertados para a importância de cada ação, tanto individual quanto coletiva, e a agir com foco no desenvolvimento sustentável.

Com essa filosofia, a prática do carpooling (carona solidária), tem ganhado força em diversos países.

- Integração entre servidores de diferentes áreas de trabalho; - Maior segurança do que o compartilhamento veicular com desconhecidos; - Melhoria do tráfego, pela diminuição da quantidade de carros com apenas um passageiro que se deslocam aos fóruns do Estado; - Melhoria da qualidade do ar, com a redução da emissão de poluentes; - Diminuição do stress do dia a dia, em razão do revezamento na condução de veículo, com consequente melhora da qualidade de vida dos servidores; - Divisão, após acerto prévio, dos custos inerentes à carona; - Proporcionar maior conforto aos servidores que utilizavam o transporte público.

Além de combinar a carona com seus atuais conhecidos, que pode proporcionar bons momentos de descontração, diversos sites também auxiliam caroneiros do mundo inteiro a encontrar-se e combinar seus trajetos, bem como partilhar o custo da viagem.

Dentre as ferramentas mais utilizadas na internet, o Tribunal de Justiça foi cadastrado no site Caronetas – caronas inteligentes, especialmente por sua característica de localizar interessados não somente na mesma região, mas, principalmente, entre membros da mesma empresa/instituição ou grupo social.

Faça seu cadastro no site Caronetas – caronas inteligentes.

Digite “Tribunal de Justiça” no campo indicado e localize “Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. Clique em “Cadastre-se”. Preencha os outros itens e aproveite!


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP