Barreto Fonseca deixa o Judiciário paulista

        O atual decano do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Geraldo Barreto Fonseca – ou somente Barretinho, como é carinhosamente chamado – despediu-se hoje (10) da magistratura, em sua última sessão na Câmara Especial depois de quase meio século de atividades no Judiciário paulista. 
        O vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana, que presidiu a sessão, falou que os magistrados sentiam muito a aposentadoria de Barreto Fonseca. “Especialmente porque, apesar de estar se aposentando por idade, está em plena forma física e mental. Lamentavelmente essa é a lei. Desejamos que tenha plena felicidade na nova etapa da sua vida. Na verdade encontrará uma nova vocação, além da magistratura.”
        Para o presidente da Seção de Direito Público, Luis Antonio Ganzerla, o magistrado se viu alcançado pelo limite de idade que o obriga a se afastar da judicatura, a qual exerceu com amor por longos anos, sempre deixando rastros de bondade em suas decisões. “Perde, assim, a magistratura paulista, um de seus mais eminentes julgadores, o qual, por certo, deixará saudades.”
        Barretinho nasceu em Campinas, filho de Benedicto Ferreira Fonseca e Maria Stella Barreto Fonseca. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas (turma 1966). No ano seguinte já estava atuando como juiz em Bragança Paulista. 
        Durante sua trajetória no Poder Judiciário o magistrado passou pelos fóruns de Sumaré e Diadema. Na capital, trabalhou em Itaquera, Santana, na Fazenda Municipal da Comarca de São Paulo e em Pinheiros. Em 1983, Barreto Fonseca foi promovido, por merecimento, para o extinto Tribunal de Alçada Criminal e, em 1990, também por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
        O desembargador já coordenou o Curso de Aperfeiçoamento para Juízes, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), além de diversas vezes ter sido expositor de aulas. 
        José Geraldo Barreto Fonseca disse emocionado “agradeço ao TJSP por toda alegria que sempre tive nesses 44 anos de magistrado. Agradeço a Deus, agradeço aos colegas e aos funcionários que compartilharam muitos momentos. Sou muito mais devedor que credor de qualquer coisa!”, enfatizou.
        O sempre simpático e alegre integrante do Poder Judiciário não queria e não quis nenhuma manifestação no momento em que deixa a magistratura. As pessoas acostumadas a vê-lo convidando amigos e conhecidos para desfrutarem das alegrias de sua casa – sempre cheia – sentirão falta desse contato diário. Não só elas... Todos que conhecem o desembargador Barretinho desejam que trilhe essa nova etapa com outros caminhos sempre cheios de rastros de bondade.    

        Comunicação Social TJSP – LV (texto e fotos)
        imprensatj@tj.sp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP