Projeto estimula educação social de jovens infratores

A comarca de Valparaíso vem inovando na área da Infância e Juventude. A equipe técnica que fiscaliza o cumprimento de medidas sócioeducativas em meio aberto promove mensalmente palestras, debates e dinâmicas de grupos para os menores e seus familiares.

O objetivo da equipe é tornar os eventos mensais mais atrativos, já que são de frequência obrigatória. “Percebemos que ao invés de apenas levar uma pessoa para falar sobre um tema específico, o que tornava o evento cansativo e maçante, era mais produtivo estimular a participação dos menores”, afirma o orientador municipal César Rodrigues da Silva, um dos integrantes da equipe técnica.

Na última reunião, por exemplo, que ocorreu no dia 26 de maio e teve o tema “Erros”, os participantes fizeram um exercício diferente. Foram convidados a escrever num papel os erros que haviam cometido com outras pessoas, e também o contrário, o que já haviam feito contra eles. A ideia era despertar para a necessidade de refletir sobre as falhas que cometemos.

Os assuntos das reuniões também são escolhidos pelos próprios adolescentes. Nesse ano, também já foram abordados os temas “Família e Vivência Social” e “Pensamento Positivo e Drogas”. O encontro do mês de junho já está definido: “Sexualidade”.

“O ponto positivo dessa iniciativa é que os adolescentes conseguem tirar dúvidas, receber orientação sobre temas de seu interesse e ver que outros também vivem a mesma situação e os mesmos problemas que eles”, afirma o juiz Marcelo Yukio Misaka, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Valparaíso, que esteve na reunião do mês de maio e conversou com os participantes.

Para Misaka, o trabalho diferenciado da equipe técnica é importante porque não foca apenas na aplicação das medidas socioeducativas, mas na efetiva educação dos jovens e familiares na construção de uma sociedade melhor.  

A equipe técnica é composta pelo orientador César, pela psicóloga Luciana Fonseca Balbino e pela assistente social Silvia Renata Garcia Flores, todos funcionários da Prefeitura de Valparaíso.

Assessoria de Imprensa TJSP - CA (texto) / fotos: arquivo pessoal

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP